A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Defraudações, deflagrou nesta quarta-feira (1º), a operação “Fictus” para o cumprimento de mandado de busca e apreensão, no município de Itajaí. Fictus, em latim, significa falso.
De acordo com as investigações coordenadas pelo delegado Leonardo Silva do DEIC – Departamento de Investigações sobre Crime Organizado – foi comprovado que nos últimos meses, uma mulher se passando pela Ministra da Saúde do Governo Federal, Nísia Andrade, entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, prometendo repasse financeiro ao estado, caso ‘ajudasse” uma servidora da área da saúde, que estava trabalhando em um hospital da cidade.
Segundo a Polícia Civil, foi apurado que a investigada estava pedindo a sua própria nomeação para um cargo de gestão na área da saúde e que tivesse uma remuneração maior.
Durante a ação foram apreendidos documentos, e antes da operação os investigadores descobriram que a mulher respondeu por crimes semelhantes em Goiás e Rondônia. O nome da servidora não foi divulgado.