LEIA TAMBÉM
As temperaturas voltaram a subir nos últimos dias em Santa Catarina e a previsão é de muito mais calor até pelo menos na segunda-feira (18).
Uma massa de ar quente ganha força sobre grande parte do Brasil e, aqui no estado, as temperaturas mais altas devem ser registradas entre sábado e domingo (16 e 17), podendo chegar próximo a 40ºC.
Em áreas do Litoral Sul e do Extremo Oeste, as máximas devem se aproximar dos 40°C. Além disso, a combinação de calor e umidade favorecem, a partir do período da tarde, a formação de pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado, típicos de verão.
Nesta sexta-feira (15), a temperatura mais alta foi registrada no município de Ouro, no Meio-Oeste catarinense (38,8ºC) e em Três Barras (36,4ºC), no Planalto Norte, segundo a Defesa Civil. A sensação térmica passou dos 40ºC em Ouro e chegou a 38ºC em Três Barras.
A partir de segunda-feira, 18, e principalmente da terça-feira, 19, da próxima semana, a aproximação e passagem de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais de forma mais abrangente pelo estado.
Além disso, a passagem desse sistema também deve interromper a sequência de dias mais quentes, com a redução das temperaturas em todas as regiões.
Cuidados
Com a baixa umidade do ar, aumenta o risco de incêndios florestais, além de problemas para a saúde das pessoas, como o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
As recomendações para enfrentar a baixa umidade são beber bastante líquido; não fazer atividades físicas não recomendadas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.































