LEIA TAMBÉM
Santa Catarina registrou o sétimo caso de raiva em animais em 2023. Um morcego frugívoro testou positivo para a doença em Chapecó, no Oeste do estado. Durante o ano, um gato, um cachorro e outros quatro morcegos também tiveram raiva.
O registro em Chapecó ocorreu na quinta-feira (30), conforme a prefeitura. O morcego foi encontrado na região do bairro Maria Goretti. O animal foi levado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen).
Este é o segundo morcego em raiva encontrado em Chapecó este ano.
Em humanos e animais, a doença tem mortalidade de 100%, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC).
No estado, o último caso de raiva em pessoas ocorreu em 2019 em Gravatal, no Sul. A doença resultou na morte de uma mulher de 58 anos, após ser mordida por um gato.
Situação da raiva em Santa Catarina
De acordo com a Dive/SC, o estado teve os seguintes casos de raiva em 2023:
- Orleans, no Sul – gato em janeiro
- Jaraguá do Sul, no Norte – morcego em fevereiro
- Chapecó – morcego em março
- Joinville, no Norte – cão em junho
- Jaraguá do Sul – morcego em julho
- Florianópolis – morcego em outubro
- Chapecó – morcego em novembro
O que é a raiva?
A raiva é uma doença causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, causando a morte da pessoa ou animal em poucos dias.
Além dos humanos, podem se infectar cães, gatos, bois, cavalos, macacos, raposas e morcegos.
Como a raiva é transmitida?
A doença é transmitida pela saliva do animal infectado através de mordida, arranhão ou lambida, conforme a Dive.



























