telemedicina

Aulas são canceladas e SC tem desalojados por causa da chuva

Avatar photo
O Rio Mampituba saiu do leito ao ultrapassar 4,5 metros nesta manhã em Praia Grande, litoral Sul catarinense.

Dez pessoas estão desalojadas em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, após alagamentos provocados por temporais nesta quinta-feira (2). A cidade também cancelou as aulas no dia de hoje por causa da chance de mais chuva.

Em alerta para ocorrências de deslizamentos e enxurradas, a prefeitura colocou à disposição ônibus para uma possível evacuação no bairro 1º de Maio, onde a cota do Rio Mampituba saiu do leito ao ultrapassar 4,5 metros nesta manhã. Equipes também trabalham para desobstruir córregos e bueiros.

Praia Grande tem 8,2 mil moradores e está localizada no extremo sul de Santa Catarina, na divisa com o Rio Grande do Sul, que decretou estado de calamidade pública da chuva que causou 11 mortes e deixou desaparecidos. O rio que saiu da calha em Santa Catarina também passa pelo estado vizinho.

Já em Capinzal, no Oeste de SC, um vídeo flagrou o momento em que um edifício que abrigava um comércio e uma casa foi “engolido” por uma cratera.

Temporal causa estragos em Capinzal — Foto: Reprodução

Um poste de energia elétrica também desabou com as fortes chuvas que atingem o estado nesta quinta-feira (2). A Defesa Civil do município evacuou a região e levou os moradores a um hotel da cidade.  Os bombeiros orientam que moradores não saiam de casa.

Chuva deve continuar na sexta

Para a sexta (3), a previsão da Defesa Civil é que a frente fria continue em Santa Catarina, mantendo a condição para chuva volumosa em boa parte do estado. Também são esperados temporais com raios, rajadas de vento e queda de granizo.

O avanço da frente fria também deve trazer ventos com rajadas entre 50 e 65 km/h no Oeste, Vale do Itajaí e áreas mais altas do estado.

Os acumulados de chuva entre quinta e sexta podem passar dos 200 milímetros no Oeste, Serra e Sul, áreas mais próximas da divisa com o estado gaúcho.

Essa quantidade equivale à média histórica do mês de maio, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas de Santa Catarina.

Notícia Anterior

PARANÁ
Casal furta cimento de escola infantil para trocar por drogas em União da Vitória

Próxima Notícia

EDUCAÇÃO
MEC criará protocolos para combater racismo em escolas