saude

bom_apetite_canoinhas

Menor cemitério do mundo fica em Rio Negro, no Paraná e tem apenas 19 m²

Avatar photo
A capela foi edificada pelos moradores da localidade da Campina dos Andrades em 1929.

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Emecar Canoinhas

O menor cemitério do mundo tem 19,25 m² e abriga túmulos de crianças e recém-nascidos. Conhecido popularmente como “Cemitério dos Anjos” e “Capelinha”, o local fica em Rio Negro, no Paraná, e é reconhecido no Guiness Book – o Livro dos Recordes – de 1996, segundo o Governo do Estado.

O espaço foi construído em 1929 no topo de uma colina por moradores da localidade de Campina dos Andrades.

Cercado por uma mureta com um portão de ferro, o cemitério fica em uma área privada, mas o proprietário fez questão de manter a colina da capela fora das grades da propriedade para permitir que devotos, turistas e curiosos conheçam e visitem o cemitério.

O local conhecido como o menor cemitério do mundo possui túmulos com cruzes brancas de metal, espaço para velas e um altar no formato de uma capela, com imagens de Nossa Senhora Aparecida e a Sagrada Família.

Foto: Viaje Paraná / Banda B

Turismóloga da prefeitura de Rio Negro, Larissa Grein Becker explica que não se tem um registro exato sobre quantos bebês estão enterrados no local. De acordo com ela, existem relatos que apontam 40 corpos, outros 20 e outros apenas oito.

Algumas mães frequentam o espaço e acendem velas às crianças, em sinal de respeito.

De acordo com a prefeitura, a fama da capela começou na década de 1960, quando uma moradora decidiu cuidar e preservar o espaço. Recém-casada, Leontina Weber fez uma promessa para cuidar do local. Ela faleceu em 2015, aos 79 anos e o filho, Cesar Weber, assumiu a responsabilidade.

Todo ano, no dia 12 de outubro – Dia das Crianças e Dia da Padroeira do Brasil -, ele realiza uma ação com os moradores e distribui brinquedos para crianças da cidade.

“A prática passou pelas gerações graças à promessa da minha mãe. Já faz 40 anos que reunimos a comunidade para rezar o terço no dia 12 de outubro e fazer uma festinha às crianças. Os mais antigos presenciaram alguns enterros e tem o culto à capela vivo na memória, mas as novas gerações também já sabem da história e entendem a importância do local”, diz Cesar.

A prefeitura municipal de Rio Negro também oferta uma visita guiada, que pode ser agendada diretamente com a secretaria de cultura e turismo pelo telefone (47) 3643-7664.

Rio Negro pertence à Região Turística Rotas do Pinhão, que vai de Doutor Ulysses à Lapa, passando por todas as maiores cidades da Região Metropolitana de Curitiba.