Acusado de tirar a vida do primo por ciúmes é condenado em Itaiópolis
Um assassinato na região rural de Itaiópolis, no Planalto Norte catarinense, em 2020, acabou na condenação de um homem, denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O réu foi sentenciado a 12 anos de reclusão em regime fechado por homicídio qualificado – recurso que dificultou a defesa da vítima.
A Promotoria de Justiça relata que, na noite de 8 de fevereiro de 2020, na Estrada Geral da localidade de Uvaraneira, no interior do município, o réu, de posse de um revólver calibre 32, efetuou disparos em direção à cabeça da vítima, seu primo, que foram a causa de sua morte.
A vítima, de 26 anos, estava sentada à beira da estrada, embaixo de árvores e utilizando o seu celular pessoal, aproveitando o local próximo de casa que possibilitava o alcance da rede Wi-Fi de vizinhos.
Enquanto o rapaz estava no local, o acusado chegou pilotando uma motocicleta que havia tomado emprestada do seu tio, aproximou-se a cerca de um metro da vítima e atirou contra a cabeça dela. Após cometer o crime, o acusado fugiu do local.
O Promotor de Justiça, Pedro Roberto Decomain, sustentou diante do Conselho de Sentença que “o crime foi cometido por ciúmes do relacionamento do primo com uma mulher de que o réu também gostava. Ele também ameaçou outras pessoas por causa do ciúme dela”.
Decomain informou para os jurados que o réu foi visto por três pessoas, duas delas de um carro que passou pelo local do crime. Os ocupantes do veículo disseram em depoimento que reconheceram o acusado, desembarcado da moto, sem capacete e próximo da vítima. “Após passarem com o carro, os tiros foram disparados, levando a vítima à morte”, relatou.
O Conselho de Sentença acolheu integralmente as teses do Ministério Público e condenou o réu conforme a denúncia. Cabe recurso da decisão, mas não foi concedido ao réu o direito de recorrer em liberdade. Os nomes dos envolvidos no processo não foi divulgado.