saude

Dilma volta ao Palácio da Alvorada pela 1ª vez desde o impeachment

Avatar photo
Atualmente, Dilma mora em Xangai, na China, por conta do cargo que ocupa no Banco do Brics.

LEIA TAMBÉM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira (26) a ex-presidente Dilma Rousseff, que atualmente preside o NDB, conhecido como Banco do Brics, vive em Xangai, na China. O encontro não constava na agenda presidencial.

Dilma voltou ao Palácio da Alvorada pela primeira vez em oito anos. Em 2016, ela teve de deixar a residência oficial da Presidência da República após sofrer um impeachment.

Em sua rede social no X, Lula escreveu: “Recebi a companheira @dilmabr no Palácio da Alvorada hoje de tarde. Primeiro retorno dela ao Alvorada desde 2016. Sempre bem-vinda”.

Dilma veio ao Brasil para participar dos encontros do G20 no Rio de Janeiro, que ocorreram ao longo desta semana.

Na última segunda-feira (22), Dilma se encontrou com a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, no Rio de Janeiro, para analisar temas relacionados aos impactos das mudanças climáticas, governança com participação do Estado e melhoria das condições de vida para populações mais carentes.

Banco do Brics

Indicada por Lula, Dilma foi eleita para o NDB, por unanimidade, em março do ano passado. Ela comanda o banco até 2025. Ela tomou posse no mês seguinte, em cerimônia que teve a presença do presidente.

Dilma recebe o salário equivalente a R$ 220 mil mensais, além de benefícios como assistência médica, auxílio-viagem e subsídios para mudança.