DENGUE

IFSC Canoinhas vai ofertar novo curso gratuito em 2025

Avatar photo
Primeira turma ingressa no próximo ano, com 40 vagas.

LEIA TAMBÉM

A partir do próximo ano, o Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai ofertar um novo curso gratuito: o técnico integrado em Informática. A aprovação foi realizada na reunião do Conselho Superior do IFSC, na segunda-feira (12 de agosto).

Este será o terceiro curso técnico integrado do Câmpus Canoinhas e segue o mesmo modelo dos cursos integrados de Alimentos e Edificações. O curso de Informática terá três anos de duração, com atividades em período integral. O ingresso é no primeiro semestre, com seleção por prova. Cada turma terá 40 vagas. 

O curso técnico integrado, também chamado de ensino médio técnico, oferece a formação geral de forma integrada à formação profissional. No IFSC, o aluno tem as disciplinas do currículo normal do ensino médio e as específicas do curso técnico escolhido.

Este também é o terceiro curso que o Câmpus Canoinhas oferta no eixo de Informação e Comunicação. Os outros cursos são o técnico concomitante em Manutenção e Suporte em Informática, para quem está cursando o ensino médio em outra escola e busca a formação técnica no IFSC, e o superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, para quem já concluiu o ensino médio.

Objetivo do curso 

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso, o curso técnico integrado em Informática tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio na área de Informática para atuar em todas as circunstâncias nas quais se desenvolvam atividades de desenvolvimento de sistemas, de manutenção de programas e computadores e também de suporte técnico de informática, oferecendo formação científica, ética, crítica, cultural e tecnológica para o trabalho, a cidadania, a autonomia, a solidariedade e para a continuidade dos estudos.

Perfil profissional do egresso

Ao final dos três anos de curso, o estudante formado no técnico integrado em Informática, será capaz de realizar as seguintes tarefas:

  • Projetar e documentar sistemas computacionais;
  • Desenvolver sistemas computacionais;
  • Realizar testes de sistemas computacionais; e
  • Manter sistemas computacionais e prestar suporte técnico.

O profissional formado poderá trabalhar como profissional autônomo ou em empresas de desenvolvimento de sistemas; departamentos de desenvolvimento de sistemas em organizações diversas; e no setor público.