saude

Alunos de Três Barras aprendem sobre ética e cidadania com Promotor de Justiça

Avatar photo
Estudantes da EEB Frei Menandro Kamps receberam o Promotor de Justiça João Augusto Pinto Lima, que falou sobre educação em direitos, Estatuto da Criança e do Adolescente, violência nas escolas, ética, entre outros temas do cotidiano.

LEIA TAMBÉM

A manhã de segunda-feira (21) começou diferente para os alunos do sexto ano da Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps, em Três Barras, no Planalto Norte catarinense. A aula de Educação Física foi substituída pela visita do Promotor de Justiça João Augusto Pinto Lima, que levou à unidade escolar o projeto Cultivando Atitudes, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A ação oportuniza a interação com os alunos e professores em sala de aula, por meio de uma conversa, para tratar de assuntos do dia a dia dos adolescentes, como direitos e deveres, cuidado com o meio ambiente, bullying, cidadania, ética e combate à violência. Também foram repassadas informações sobre a atuação do MPSC na Comarca de Canoinhas. 

Na escola em Três Barras, mais de 30 alunos acompanharam a palestra do Promotor de Justiça, que tratou sobre a importância da ética e do bom convívio na escola e na sociedade, bem como de boas práticas e atitudes que formam o caráter de cada um. Ele deu exemplos de condutas que ferem a ética e a moral, como furar a fila do lanche, e destacou a necessidade de cuidados com equipamentos e materiais escolares. 

Durante sua explanação, ao interagir com os alunos, o membro do Ministério Público falou sobre os direitos que cada um tem e que estão assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Trouxemos para os estudantes alguns conceitos que podem ajudá-los dentro de suas realidades. Também explicamos onde podem buscar a garantia dos seus direitos e que o Ministério Público de Santa Catarina está de portas abertas para recebê-los”, destacou João Augusto Pinto Lima. 

Ele ressaltou, ainda, que a garantia desses direitos depende também dos adolescentes, por meio de seus comportamentos em relação aos colegas. “Tratamos bastante sobre ética, educação e a prática do bullying. Espero que o encontro tenha de alguma forma contribuído com essa semente para esses jovens”. 

Natália Aparecida Valtrim, aluna do sexto ano, comentou que “a palestra foi boa e nos ensinou muitas coisas, principalmente que nós devemos cuidar mais do meio ambiente e que temos muitos direitos”. O aluno Eric Polsim afirmou ter aprendido que “é preciso cuidar mais das coisas que temos”. 

O diretor da Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps, Roberto Pereira Strapazzon Bastos, enalteceu a parceria com o MPSC. “Essa é uma iniciativa muito importante, porque traz o Ministério Público dentro da escola para explicar e ajudar a entender seu papel e de certas questões de condutas dos nossos alunos, que precisam aprender a lidar com isso e como devem se portar diante de certas situações. É uma parceria fantástica!”, disse. 

O projeto  

O Cultivando Atitudes é organizado pelo Grupo de Valorização à Cidadania e à Ética (GVEC) do MPSC. O objetivo é promover a interação entre a instituição e os estudantes com debates sobre assuntos do cotidiano, como o respeito às leis e o combate aos crimes.

O programa foi criado em 2018 e já alcançou cerca de 24 mil alunos catarinenses. As escolas em todo o estado interessadas em receber o programa devem entrar em contato com as Promotorias de Justiça locais e agendar um dia e horário. 

Sobre o GVEC  

O GVEC promove a educação e a conscientização acerca de valores e temas relevantes ao convívio social, além de melhorar a compreensão das pessoas em relação à atuação do MPSC.

Neste ano, o grupo retomou o programa Cultivando Atitudes e a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, modernizando os casos ao momento atual e fortalecendo o trabalho de difusão aos públicos de interesse.