natal_canoinhas

tres_barras

Água própria e praia privativa: as exigências de Biden e Xi Jinping no Brasil

Avatar photo
A comitiva presidencial de Xi Jinping desalojou todos os hóspedes e moradores de um complexo hoteleiro em Brasília, que fica ao lado do Palácio da Alvorada.

LEIA TAMBÉM

O Rio de Janeiro se prepara para receber os líderes das principais economias do mundo, que participam da Cúpula de Líderes do G20 (Grupo dos Vinte), nos dias 18 e 19 deste mês. Estarão no Rio 55 comitivas, de 40 países e 15 organizações internacionais. Às vésperas da chegada, coordenadores logísticos e responsáveis pela segurança dos eventos já articulam demandas e necessidades de cada chefe de Estado.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, por exemplo, só bebe da água que sua própria comitiva carrega  — e no Brasil não será diferente. Já Xi Jinping, da China, pediu e terá em seu hotel um acesso privado a um pedaço de praia no Rio de Janeiro.

Biden chega ao Brasil neste domingo (17), mas primeiro desembarca em Manaus, onde visita a floresta Amazônica. Na sequência, no mesmo dia, viaja ao Rio de Janeiro e permanece na capital fluminense até o dia 19.

Já o chefe de Estado chinês viajará ao Rio de Janeiro entre os dias 17 e 21 de novembro, em uma visita de Estado. Além de participar da Cúpula do G20, Xi Jinping também terá uma reunião com o presidente Lula no Palácio da Alvorada, em Brasília.

A comitiva presidencial de Xi Jinping desalojou todos os hóspedes e moradores de um complexo hoteleiro em Brasília, que fica ao lado do Palácio da Alvorada. Apenas um inquilino foi poupado: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O hotel fica a menos de um quilômetro do Alvorada, às margens do Lago Paranoá. É o espaço mais próximo da residência presidencial.

Xi Jinping será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (20). Após a reunião bilateral, haverá uma declaração conjunta entre os dois chefes de estado, também na residência presidencial. À noite, Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, irão oferecer um jantar ao líder chinês no Palácio do Itamaraty.

Haddad mora no hotel desde que se mudou para Brasília, no final de 2022. Questionado sobre a razão de ter sido poupado do despejo temporário, Haddad brincou. “Xi é brother”.

A Embaixada da China no Brasil reservou o hotel inteiro entre os dias 18 e 21. O spa da unidade também será fechada. Todos os trabalhadores da unidade foram dispensados. Durante a estadia de Xi Jinping, os serviços serão realizados por funcionários contratados pelo governo chinês.

Todas as quase 400 suítes foram completamente esvaziadas. Moradores tiveram, inclusive, que retirar roupas e outros pertences. Autoridades chinesas fizeram uma varredura minuciosa para a chegada da comitiva presidencial.

Nos últimos dias, os acessos ao Palácio da Alvorada chegaram a ficar bloqueados em função dos preparativos da visita.

A última vez que Xi Jinping veio ao Brasil foi em 2019, para a cúpula do Brics. Na ocasião, a comitiva chinesa ficou no mesmo hotel e também fechou o espaço inteiro.

O G20, ou “Grupo dos Vinte”, é formado por países com as maiores economias do mundo e reúne-se anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. O grupo é responsável por definir e reforçar a governança mundial em questões econômicas, e tem um papel importante no desenvolvimento socioeconômico global.

Notícia Anterior

ECONOMIA
Santa Catarina supera marca de 200 mil empresas abertas em 2024

Próxima Notícia

POLÍCIA
Violência doméstica em Três Barras: homem é preso por agressão

VOCÊ VIU?