DENGUE

‘Canoinhas não será a mesma daqui a 4 anos’, afirma Juliana Maciel

Avatar photo
Cerimônia de posse dos eleitos em outubro aconteceu nesta quarta-feira (1º), na Câmara de Vereadores.

Nesta quarta-feira, 1º de janeiro, Juliana Maciel Hoppe (PL) tomou posse para o segundo mandato consecutivo como prefeita de Canoinhas. Reeleita com 52,70% dos votos válidos em outubro, a prefeita de 31 anos segue no comando do Executivo municipal até 31 de dezembro de 2028.

Ao lado de Juliana, foi empossada a vice-prefeita Zenilda Lemos (UNIÃO). A vice-prefeita destacou, em seu discurso, o compromisso com o desenvolvimento de Canoinhas, pautado na seriedade, honestidade e diálogo.

Além do Poder Executivo, os 10 vereadores eleitos para o Legislativo municipal também assumiram oficialmente seus cargos na sessão solene. Entre eles, três parlamentares já integravam a Câmara anteriormente. O PL será a maior bancada, com três vereadores. Durante o mandato, alguns parlamentares podem deixar suas funções legislativas para assumir cargos no Executivo, o que abriria espaço para suplentes.

Mesa Diretora

Durante a mesma solenidade, foi eleita a nova Mesa Diretora da Câmara para o ano de 2025. O vereador Marcos Homer (PL) foi escolhido como presidente, enquanto André Flenik assume a vice-presidência. A candidatura de Tatiane Carvalho foi derrotada pela maioria dos votos a favor de Homer.

Em seu pronunciamento, o novo presidente enfatizou a necessidade de reformas para o desenvolvimento de Canoinhas, destacando que algumas medidas podem ser impopulares, mas são essenciais para o progresso da cidade.

Canoinhas só vai ter êxito neste desenvolvimento se nós pudermos fazer a nossa parte, e deixar nossa herança com reformas concretas e resultados efetivos. Algumas medidas serão populares, outras impopulares, mas não estamos aqui só para viver de aplauso. Temos responsabilidade, que muitas vezes faz com a gente segure alguns rojões no peito mesmo. Queremos fazer com que Canoinhas volte a ser a Princesa Gentil do Planalto“, afirmou Homer.

Discursos de posse reforçam compromisso com Canoinhas

A prefeita Juliana Maciel Hoppe destacou os avanços obtidos em seu primeiro mandato e reafirmou o compromisso de fazer de Canoinhas um município de protagonismo na região do Planalto Norte.

“Canoinhas saiu das páginas policiais e voltou a ter credibilidade. Daqui a quatro anos, quero olhar para trás e me orgulhar do legado que deixaremos. Este é um compromisso com a cidade e com as pessoas que acreditam em nossa gestão”, afirmou Juliana.

Zenilda Lemos, nova vice-prefeita, reforçou a seriedade do trabalho que pretende desenvolver, comprometendo-se com diálogo e transparência.

Vereadores empossados

André Ramon Flenik (PL)

Marcos Antônio Kucarz (PL)

Gilmar Martins (PL)

Jocimar Jubanski (PP)

Ivan Gilberto Krauss (PP)

Cesar Ferreira de Almeida (MDB)

Tatiane Cristina Carvalho (MDB)

Rosi Aparecida Piotrowski Crestani(PRD)

James Luis Brey (UNIÃO)

Katia Oliskowski Munhoz Pires Batista (REPUBLICANOS)

Os vereadores de Canoinhas vão representar 55.016 mil habitantes do município [IBGE 2022]. A cidade tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,757, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765.