DENGUE

No primeiro evento do Carnaval 2025, homem é preso através de reconhecimento facial

Avatar photo

Por meio de câmeras de identificação fácil, instaladas pela Secretaria de Sgurança Pública, foi constatada a presença de um homem com mandado de prisão ativo.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) iniciou esta semana o estudo de viabilidade técnica para a implementação do que há de mais moderno em tecnologia de reconhecimento facial, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta das Forças de Segurança em Santa Catarina. Os estudos iniciais ocorrem em Florianópolis.

Nesta sexta-feira (21), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), utilizando o sistema de reconhecimento prendeu um homem durante o primeiro evento do Carnaval 2025 realizado em Florianópolis.

A prisão foi realizada às 14h10, no Largo da Alfândega, no Centro da Capital, onde estava iniciando o evento do bloco Berbigão do Boca.

O cumprimento de mandado de prisão foi realizado pela guarnição que se encontrava em patrulhamento no local.

Por meio de câmeras de identificação fácil, instaladas pela SSP, foi constatada a presença de um homem com mandado de prisão ativo.

A guarnição procedeu com a abordagem do suspeito, confirmando a existência do mandado. O homem, ciente de sua situação legal, colaborou com os agentes durante o procedimento.

Mais segurança

O sistema conta com câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade, integradas a uma plataforma para consultar os registros com restrições validadas no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) e Sistema Integrado de Segurança Pública, permitindo a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto.

A tecnologia possibilita uma reação rápida dos policiais, aumentando a eficiência no combate à criminalidade e prevenindo incidentes durante grandes eventos.

“O investimento em tecnologia é fundamental para fortalecer a Segurança Pública e garantir que as pessoas possam aproveitar os eventos com tranquilidade. Esse projeto reforça o nosso compromisso em modernizar o sistema de segurança e atuar de maneira integrada para a proteção dos cidadãos, trabalhando para manter Santa Catarina no topo do ranking como o Estado mais seguro do país”, destacou o governador Jorginho Mello.

Além da segurança preventiva, a tecnologia também pode auxiliar na localização de pessoas desaparecidas e na identificação de possíveis suspeitos envolvidos em crimes.