A Polícia Militar registrou duas ocorrências de abandono de incapaz neste fim de semana em Chapecó, no Oeste catarinense. Em ambas, crianças com menos de 2 anos foram encontradas sozinhas em casa, de madrugada. Um dos bebês foi agasalhado e teve as fraldas trocadas pelo policiais (veja detalhes abaixo).
Na primeira ocorrência, um casal foi detido na madrugada deste sábado (10) no bairro Líder, após a Polícia Militar encontrar seu filho, um bebê de apenas 1 ano e 9 meses dormindo sozinho em casa, e localizar mais de 370 gramas de maconha no imóvel.
A ação ocorreu por volta das 3h da manhã, depois que um motorista de aplicativo acionou a polícia alegando ter sido ameaçado com uma arma de fogo ao chegar ao local para atender uma corrida.
Os policiais foram até o endereço indicado, mas não conseguiram contato com os moradores. Ao perceberem que a porta da residência estava aberta, decidiram entrar e encontraram a criança sozinha em um dos quartos. Durante buscas no local, os agentes encontraram 52 buchas e 374,47 gramas de maconha (foto acima).
Pouco tempo depois, um homem de 22 anos e uma mulher de 19 anos chegaram ao imóvel e se identificaram como pais da criança. O homem assumiu ser o dono da droga.
A mulher afirmou que havia saído para socorrer o companheiro, que relatou ter furado o pneu da motocicleta durante uma entrega (de drogas), e por não ter com quem deixar o filho, optou por deixá-lo sozinho.
O casal foi conduzido à Central de Plantão Policial. A situação da criança foi comunicada aos órgãos de proteção, que tomarão as medidas cabíveis.
Policiais trocam fralda e agasalham criança
Já na madrugada deste domingo (11), também em Chapecó, a Polícia Militar foi acionada para atendimento de uma denúncia de abandono de incapaz bairro Seminário.
No local, a informante relatou ter ouvido uma criança chorando no pátio externo da residência, vestida apenas com uma camiseta, e que não havia mais ninguém no imóvel.
Diante da situação, a guarnição acessou o interior da residência, que estava com o portão e a porta abertos, encontrando uma criança de aproximadamente 1 ano e meio deitada em um colchão no chão, ao lado de uma faca e uma tesoura. No local não havia nenhum responsável presente, nem alimentos disponíveis.
A guarnição realizou os primeiros cuidados, trocando a fralda do bebê e agasalhando-o adequadamente, já que a temperatura estava em torno de 12 °C e a criança apresentava sinais de hipotermia, como corpo gelado, tremores e postura encolhida. Segundo a PM, a criança já consegue caminhar, mas ainda não fala.
Foi acionado o Conselho Tutelar, que compareceu ao local e assumiu os cuidados. Segundo relatos da informante e do motorista do Conselho, esta não seria a primeira vez que o órgão é chamado para atender situações envolvendo a mesma criança.
Até o encerramento da ocorrência, nenhum responsável retornou ao local, não sendo possível identificá-los ou incluí-los no boletim de ocorrência, informou a PM.