festival

Preço do café tem primeira queda em 18 meses, aponta IPCA-15

Avatar photo
Apesar da leve redução em julho, o café moído ainda acumula inflação de 76,5%.

O preço do café caiu 0,36% em julho, registrando a primeira baixa em um ano e meio, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A última redução havia sido em dezembro de 2023, seguida por 18 altas consecutivas.

O IPCA-15 mede a variação de preços entre os dias 16 do mês anterior e 15 do mês da divulgação. A tendência de queda no café já havia sido apontada na semana passada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Apesar da leve redução em julho, o café moído ainda acumula inflação de 76,5% em 12 meses, conforme o IPCA-15.

Em junho, o preço médio do quilo do café tradicional chegou a R$ 66,70, segundo a Associação Brasileira de Café (Abic). Um ano atrás, esse valor era de R$ 35,17.

No geral, o IPCA-15 registrou inflação de 0,33% em julho, enquanto o grupo Alimentação e Bebidas teve recuo de 0,06% nos preços. A expectativa é de que a safra abundante contribua para novas quedas no valor do café ao consumidor.

Entretanto, o setor monitora a incerteza gerada pela tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto caso não haja acordo.

Os EUA compram 16% do café exportado pelo Brasil, sendo o maior mercado do produto no mundo.

Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), países como China, Índia, Indonésia e Austrália podem absorver parte da produção nacional, reduzindo o impacto da tarifa, já que são grandes consumidores de café brasileiro.