festival

Secretário de Trump proíbe entrada de Moraes e ministros do STF nos Estados Unidos

Avatar photo
A decisão ocorre no mesmo dia em que Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Alexandre de Moraes, bem comooutros ministros do STF, tiveram o visto revogado e não vão poder entrar nos EUA. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18), pelo secretário de Estado Marco Rubio em suas redes sociais. A medida foi adotada após o deputado Eduardo Bolsonaro e outros aliados terem buscado sanções contra o ministro em Washington. Ordenei a revogação de visto para Moraes e seus aliados na corte, assim como para familiares diretos imediatamente“, afirmou Rubio.

Na publicação, Rubio reforçou o discurso do presidente Donald Trump de que responsabilizará quem censurar a liberdade de expressão. O secretário de Estado cita Alexandre de Moraes e afirma que ele está realizando uma caça às bruxas a Jair Bolsonaro.

“O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, alega a postagem de Rubio na rede social X.

A decisão ocorre no mesmo dia em que Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Trump.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu a Trump e a Rubio pela revogação do visto de Moraes.

Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também – ou quem sabe até perderão seus vistos”, diz o deputado, que está licenciado e estabeleceu residência nos EUA.

Operação contra Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão em uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (18). O alvo foi sua residência em Brasília, no bairro Jardim Botânico, além de outros endereços, como a sede do PL em Brasília.

Entre as medidas adotadas contra Bolsonaro estão:

  • Proibição de comunicação com réus e outros investigados pelo Supremo.
  • Uso de tornozeleira eletrônica;
  • Proibição de usar redes sociais;
  • Proibição de se comunicar com os filhos, Eduardo Bolsonaro;
  • Permanência em casa entre 19h e 7h, além de finais de semana;
  • Proibição de se comunicar com embaixadores, diplomatas estrangeiros, além de se aproximar de embaixadas;