telemedicina

Linha do Samu fica fora do ar e mulher morre sem atendimento no Paraná

Avatar photo
Familiares não conseguiram contato com o serviço de urgência devido a falhas nas operadoras; Polícia Militar e Bombeiros também foram afetados.

Uma mulher que fazia tratamento oncológico morreu após o telefone 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficar fora do ar e a família dela não conseguir acionar o socorro. A situação aconteceu nesta sexta-feira (5) em Ponta Grossa, no Paraná.

A informação é do próprio Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu), responsável pelo serviço na cidade.

O órgão afirma que o telefone está apresentando instabilidades devido a falhas nas operadoras de telefonia, e que outros números de emergência também foram afetados, como os da Polícia Militar (190) e o do Corpo de Bombeiros (193).

“Familiares de uma paciente em tratamento oncológico tentaram acionar o serviço de urgência por meio do número 192. Naquele momento, houve instabilidade geral nos serviços de telefonia de três dígitos em todo o município, afetando simultaneamente os números 190, 192 e 193, o que impossibilitou o contato imediato com as centrais de atendimento”, detalhou o CimSamu, em nota divulgada nas redes sociais.

O órgão também disse que, assim que o chamado foi efetivamente recebido pela Central de Regulação de Urgências (CRU), uma equipe foi acionada para ir até a vítima.

No entanto, quando eles chegaram na casa, a mulher já havia morrido. O nome e a idade dela não foram revelados.

“Manifestamos nossa solidariedade e profundo pesar à família neste momento de dor. Reiteramos que o Samu mantém seu compromisso permanente com a qualidade, a eficiência e a responsabilidade nos atendimentos de urgência e emergência, atuando de forma ininterrupta em benefício da população”, finaliza o texto.