tres_barras

Educação e cultura se unem em Três Barras para relembrar a Guerra do Contestado

Avatar photo
Com palestras, teatro e música, escolas municipais resgataram a memória de um dos maiores conflitos da história do Sul do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Com o intuito de destacar a história da Guerra do Contestado que aconteceu na região entre 1912 e 1916, três Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Três Barras realizaram na quarta-feira, 22, algumas apresentações sobre a história do Contestado.

Porém, antes de cada Educandário apresentar o seu Tema, o turismólogo canoinhense, Marcelo Tokarski, palestrou para os estudantes e professores.

Com a temática “Três Barras e o Contestado” o historiador contou de forma resumida o que foi de verdade a Guerra do Contestado e esclareceu algumas dúvidas acerca do que realmente foi este conflito. “O Contestado não foi uma guerra entre os estados de Santa Catarina e Paraná, a guerra ocorreu entre o povo que residia nestas terras e as tropas armadas”, enfatiza Tokarski.

Ao finalizar sua explanação, foi a vez das Escolas apresentarem seus conteúdos. Se apresentando por primeira, a EBM Francisco Rocha da Localidade de São João dos Cavalheiros trouxe uma leitura dramatizada e uma interpretação musical em forma de paródia, valorizando o conhecimento histórico regional.

Já a EBM João Pacheco de Miranda Lima – CAIC do distrito de São Cristóvão, apresentou um Pod Cast chamado: PODCAIC. Os estudantes Lohan Carlos de Maria e Lennon de Souza conduziram o bate-papo com os principais personagens da Guerra do Contestado.

E por fim, a fé, a cultura e os conflitos do movimento foram retratados através de uma encenação teatral misturada com a dança e sob a responsabilidade da Escola Básica Municipal Guita Federmann. Os estudantes transmitiram por meio das coreografias toda a sintonia existente entre a Fé e a Batalha.

Esta programação teve a iniciativa da Prefeitura de Três Barras através da Secretaria de Educação.