tres_barras

natal_canoinhas

Educação e cultura se unem em Três Barras para relembrar a Guerra do Contestado

Avatar photo
Com palestras, teatro e música, escolas municipais resgataram a memória de um dos maiores conflitos da história do Sul do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Com o intuito de destacar a história da Guerra do Contestado que aconteceu na região entre 1912 e 1916, três Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Três Barras realizaram na quarta-feira, 22, algumas apresentações sobre a história do Contestado.

Porém, antes de cada Educandário apresentar o seu Tema, o turismólogo canoinhense, Marcelo Tokarski, palestrou para os estudantes e professores.

Com a temática “Três Barras e o Contestado” o historiador contou de forma resumida o que foi de verdade a Guerra do Contestado e esclareceu algumas dúvidas acerca do que realmente foi este conflito. “O Contestado não foi uma guerra entre os estados de Santa Catarina e Paraná, a guerra ocorreu entre o povo que residia nestas terras e as tropas armadas”, enfatiza Tokarski.

Ao finalizar sua explanação, foi a vez das Escolas apresentarem seus conteúdos. Se apresentando por primeira, a EBM Francisco Rocha da Localidade de São João dos Cavalheiros trouxe uma leitura dramatizada e uma interpretação musical em forma de paródia, valorizando o conhecimento histórico regional.

Já a EBM João Pacheco de Miranda Lima – CAIC do distrito de São Cristóvão, apresentou um Pod Cast chamado: PODCAIC. Os estudantes Lohan Carlos de Maria e Lennon de Souza conduziram o bate-papo com os principais personagens da Guerra do Contestado.

E por fim, a fé, a cultura e os conflitos do movimento foram retratados através de uma encenação teatral misturada com a dança e sob a responsabilidade da Escola Básica Municipal Guita Federmann. Os estudantes transmitiram por meio das coreografias toda a sintonia existente entre a Fé e a Batalha.

Esta programação teve a iniciativa da Prefeitura de Três Barras através da Secretaria de Educação.

Notícia Anterior

POLÍTICA DA PESSOA IDOSA
Prefeitura de Canoinhas lança Programa Vida Saudável

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Canoinhense de 32 anos morre em trágico acidente com ônibus em Joinville

VOCÊ VIU?