refis

Cozinha comunitária de Canoinhas ganha destaque nacional com Projeto “Sabores da Memória”

Avatar photo
Trabalho desenvolvido pela nutricionista Kênya Becker é apresentado em Fórum no Recife e fica em 6º lugar entre os melhores do país.

LEIA TAMBÉM

O trabalho desenvolvido na Cozinha Comunitária, sob responsabilidade da nutricionista Kênya Becker de Souza, da Secretaria de Assistência Social de Canoinhas, ganhou reconhecimento nacional e está sendo apresentado na III Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUAS, que acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

“É motivo de orgulho ver Canoinhas entre os melhores do país. Esse reconhecimento mostra a força do trabalho das nossas equipes e o quanto nossas ações impactam positivamente na vida das pessoas”, destacou a prefeita Juliana Maciel.

Entre os 20 melhores trabalhos selecionados no país, o projeto “Sabores da Memória: receitas de infância e vínculos afetivos” conquistou o 6º lugar e está sendo apresentado oralmente durante o evento.

E outro trabalho “Sabores que incluem: uma experiência de Educação Alimentar e Nutricional na APAE de Canoinhas/SC”, também foi aprovado e será exposto em formato de banner.

Kênya explica que o trabalho promove, com profundidade e simplicidade, aquilo que a Política Nacional de Assistência Social tem como essência: fortalecer vínculos, restaurar dignidade e valorizar histórias de vida.

A partir do resgate de receitas afetivas de mulheres do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, e de idosos, o projeto integrou identidade, cultura, autoestima e convivência, transformando a cozinha em um espaço de expressão, pertencimento e proteção social.

“A experiência nasceu da escuta qualificada realizada pela psicóloga Gabriele, que identificou, nos relatos dos usuários, memórias de infância fortemente associadas ao preparo de alimentos, revelando a potência da memória culinária para reconstrução da identidade. A partir disso, estruturamos as oficinas participativas, uma parceria entre CRAS e Cozinha Comunitária, nas quais os usuários trouxeram receitas de infância, prepararam coletivamente e compartilharam suas histórias. O resultado foi uma ação de baixo custo, inovadora, replicável e exemplar da atuação da nutrição no SUAS ao unir cultura alimentar, memória afetiva e convivência comunitária”, explica. 
 
A Mostra integra o III Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social, promovido com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

O evento reúne experiências de todo o país voltadas à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com o objetivo de valorizar práticas que fortalecem o papel do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na garantia de direitos e no combate à fome.

A vice-prefeita, Zenilda Lemos, reforça o valor humano do projeto. “A alimentação vai muito além do prato: ela carrega memórias, afetos e vínculos. Ver essa experiência de Canoinhas sendo reconhecida nacionalmente mostra o cuidado que temos com as pessoas”.

Para o secretário de Assistência Social, Vilson do Nascimento, o destaque reflete o comprometimento da equipe. “São iniciativas que unem técnica, sensibilidade e o propósito de transformar vidas. Canoinhas está muito bem representada”.

Notícia Anterior

SAÚDE
Canoinhas promove nesta quinta-feira ação especial voltada à saúde do homem

Próxima Notícia

POLÍTICA
Câmara de Canoinhas escolhe nova liderança para 2026 em votação tranquila

VOCÊ VIU?