tres_barras

festival cancao

Datafolha: Lula e Flávio Bolsonaro aparecem empatados para o 2º turno de 2026

Avatar photo
Levantamento divulgado mostra cenário de polarização estável; pesquisa foi realizada antes da repercussão de conversas entre o senador e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

LEIA TAMBÉM

Uma nova rodada de pesquisas do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado (16), revela um cenário de equilíbrio absoluto na corrida presidencial para 2026.

Em uma eventual disputa de segundo turno, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparecem numericamente empatados com 45% das intenções de voto cada.

O levantamento aponta ainda que 9% dos eleitores votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 1% não soube responder. Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em abril, houve uma oscilação mínima: Flávio tinha 46% e Lula mantinha os mesmos 45%.

Um ponto importante destacado pelo instituto é que as entrevistas foram coletadas nos dias 12 e 13 de maio, antes de virem a público as conversas entre o senador Flávio Bolsonaro e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, cujos desdobramentos ainda não foram captados pelo sentimento do eleitor nesta amostragem.

Metodologia

O Datafolha ouviu 2.004 eleitores de forma presencial em diversas regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que configura o empate técnico entre os dois nomes. O nível de confiança é de 95%.

O estudo foi realizado com recursos próprios do instituto e está devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00290/2026.

Notícia Anterior

PRODUTOS CONTAMINADOS
Produtos Ypê com final 1: Veja como pedir seu dinheiro de volta após suspensão da Anvisa

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Motorista embriagado cai em valeta e tenta recusar atendimento em Três Barras

VOCÊ VIU?