tres_barras

Adolescente acusa redes sociais de causar depressão; TikTok fecha acordo antes do julgamento

Avatar photo
Empresa encerra disputa semanas antes de julgamento decisivo; Meta e Snapchat permanecem como rés em ação que avalia responsabilidade de plataformas.

LEIA TAMBÉM

O TikTok selou um acordo para encerrar uma ação judicial movida por um adolescente de 15 anos, da Flórida (EUA), que acusa a plataforma de ter contribuído para o desenvolvimento de graves problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e pensamentos suicidas. Os termos financeiros do acerto não foram divulgados.

O caso, que envolve um jovem identificado pelas iniciais R.K.C., é visto como um marco importante no sistema judiciário norte-americano, pois pode definir a responsabilidade das redes sociais pelos danos causados pela dependência digital. O adolescente, que segue em tratamento, já havia firmado um acordo semelhante com o YouTube no último dia 23 de junho.

Julgamento em Los Angeles

Apesar da resolução com o TikTok e o YouTube, a batalha judicial continua. A Meta (proprietária do Facebook e Instagram) e o Snapchat permanecem como rés no processo, cujo julgamento está previsto para começar em 27 de julho, em Los Angeles.

Representantes do escritório Morgan & Morgan, que advoga pelo jovem, criticaram duramente o modelo de negócios das redes sociais: “As empresas vêm há anos elaborando estratégias para fisgar crianças desde cedo e maximizar seu uso, por meio de recursos como reprodução automática e rolagem infinita, tudo com o objetivo de aumentar seus lucros às custas da saúde mental de nossos jovens”, declarou a defesa.

Cenário de judicialização

A onda de processos contra empresas de tecnologia nos Estados Unidos tem crescido significativamente:

  • Precedentes: Em março, um júri de Los Angeles condenou Meta e Google a pagarem cerca de R$ 31 milhões a outra jovem. Naquela ocasião, TikTok e Snap também optaram por acordos antes da sentença.
  • Acordos com distritos escolares: Em maio, um conjunto de plataformas — Meta, Snap, TikTok e YouTube — aceitou pagar aproximadamente R$ 140 milhões a um distrito escolar no Kentucky. O caso é considerado um teste para cerca de 1.200 ações movidas por distritos escolares em todo o país.
  • Novas frentes: Além das ações individuais e escolares, a Meta enfrenta um processo movido por mais de 30 estados norte-americanos, com julgamento previsto para agosto em Oakland, também focado nos impactos das plataformas sobre o público jovem.

O TikTok já havia encerrado outro processo de natureza semelhante em janeiro deste ano, mantendo sua postura de realizar acordos sem admitir responsabilidade legal pelos danos alegados.

Notícia Anterior

POLÍTICA
Deputado questiona gastos de milhões com anúncios em redes sociais pelo governo federal

Próxima Notícia

ATO INFRACIONAL
Justiça determina internação de adolescente que matou colega em escola de Chapecó

VOCÊ VIU?