tres_barras

Mãe é denunciada por torturar e queimar a própria filha com uma colher quente em SC

Avatar photo
Agressão teria sido motivada pelo consumo de um doce sem autorização; Ministério Público pede indenização mínima de R$ 10 mil para a vítima.

LEIA TAMBÉM

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, apresentou denúncia contra uma mulher de 28 anos pelo crime de tortura contra a própria filha, que tinha nove anos à época dos fatos.

Segundo a acusação, a mãe aqueceu uma colher em alta temperatura para causar queimaduras na mão e no rosto da criança após ela ter comido um doce sem autorização.

Os fatos ocorreram em 13 de abril na residência da família. A denúncia aponta ainda que a mulher intimidou a filha para que não contasse o ocorrido a ninguém. O padrasto da vítima também foi denunciado por omissão de socorro por ter presenciado o sofrimento e as lesões da menina sem providenciar atendimento médico ou acionar os serviços de resgate.

A criança só recebeu assistência médica três dias após as agressões, quando frequentou a escola e os profissionais da instituição identificaram as marcas das queimaduras. O Conselho Tutelar foi acionado imediatamente para garantir os cuidados de saúde e a proteção da vítima.

Medidas de proteção e reparação

Na ação penal, o MPSC requereu à Justiça a fixação de uma indenização mínima de R$ 10 mil para a reparação dos danos morais e físicos sofridos pela criança. Na esfera cível, a 16ª Promotoria de Justiça de Chapecó acompanha as medidas de proteção à infância.

A menina passou por acolhimento institucional, encontra-se atualmente em acolhimento familiar e há um processo em andamento para a destituição do poder familiar da mãe.

Em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os nomes dos envolvidos e o município exato onde ocorreu o crime não são divulgados para preservar a identidade e a intimidade da vítima.

Maltratar crianças e adolescentes é crime. Confira como e onde denunciar: 

  • na Promotoria de Justiça da sua cidade – você encontra os endereços e meios de contato neste link
  • na Ouvidoria do MPSC: atendimento presencial, formulário on-line ou, para informações, disque 127; 
  • no Disque Direitos Humanos, pelo número de telefone 100 – a ligação é gratuita e o serviço funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados; 
  • no Conselho Tutelar do seu município; 
  • no Ligue 181, o canal de denúncias da Polícia Civil.     

Em caso de emergência, ligue para a Polícia Militar no disque 190. As situações também podem ser reportadas por meio de boletins de ocorrência e da Central de Denúncias da Polícia Civil, na Delegacia Virtual.

Notícia Anterior

EMPREGO
Confira as novas vagas de emprego disponíveis no Sine Canoinhas

Próxima Notícia

FATALIDADE
Caminhoneiro de Canoinhas morre prensado pela própria carreta na região metropolitana de Cuiabá

VOCÊ VIU?