tres_barras

refis

Secretário de Finanças, Diogo Seidel, apresenta dados econômicos aos vereadores

Avatar photo
Vereadores cobraram relatório sobre os gastos com a pandemia. Secretário falou mas não explicou.

LEIA TAMBÉM

O secretário de Administração e Finanças, Diogo Carlos Seidel, apresentou um balanço aos vereadores sobre a área econômica do município de Canoinhas.

Seidel compareceu na sessão após requerimento enviado pelos vereadores,que solicitaram relatório dos gastos ocorridos por parte da Prefeitura Municipal, desde o início da pandemia do Covid-19.

O secretário relatou que o Brasil vinha em um momento bastante positivo nos primeiros meses deste ano, mas com a chegada do vírus a economia nacional entrou em um momento crítico.

“O primeiro trimestre, em especial, ele não demonstra ainda a frustação da receita que os municípios, estados e a união sofrerão”, comentou Seidel.
O secretário também lembrou que municípios e estados dependem exclusivamente de arrecadação e repasses para efetivamente terem dinheiro em caixa, salientou que Canoinhas teve, nos três primeiros meses do ano, um aumento nas principais arrecadações, mas que em abril, já com a pandemia, o município diminuiu 10,75% na arrecadação.

Outro ponto abordado pelo secretário foi o aumento dos gastos públicos para o combate ao Covid-19, com compras de máscaras, aluguel de respiradores, despesas com pessoal, entre outras.

Diogo também salientou sobre algumas economias que o município vem realizando, como exemplo a suspenção dos pagamentos para a empresa que realiza o transporte escolar, visto que não está acontecendo efetivamente o transporte de alunos.

O vereador Coronel Mário questionou o secretário sobre o impacto financeiro na folha de pagamento dos servidores públicos, em razão da queda de arrecadação, e ainda comentou sobre a dificuldade em encontrar dados financeiros no Portal da Transparência da prefeitura de Canoinhas.

O secretário informou que nesse momento não se cogita em falta de recursos para pagamento dos servidores públicos, mas são decisões tomadas mês a mês, e algumas ações serão definidas, o próprio corte de contratos com empresas terceirizadas, como forma de redução de gastos.
Diogo também afirmou que tentará ver a possibilidade de deixar mais facilitado as contabilidades relacionadas aos gastos com o combate ao novo coronavírus.

O presidente da casa, vereador Paulinho Basilio, agradeceu a presença do secretário de Administração, Diogo Carlos Seidel, e questionou sobre as emendas parlamentares dos deputados Darci de Matos e Carlos Chiodini, se já foram repassadas ao Hospital Santa Cruz.

O secretário informou que por questões burocráticas os recursos ainda não foram enviados ao Hospital, todavia Diogo se comprometeu a repassá-las nos próximos dias.
Notícia Anterior

Veja detalhes do decreto que torna obrigatório o uso de máscaras em Canoinhas

Próxima Notícia

Jovem que descumpriu regras de uso de tornozeleira é preso no Campo da Água Verde