tres_barras

telemedicina

Incêndio destrói prédio histórico no Planalto Norte

Avatar photo
Local também abrigou um dos primeiros shoppings comerciais da região, na década de 40.

LEIA TAMBÉM

Um incêndio destruiu um prédio histórico em Mafra, na madrugada desta segunda-feira (10). Os Bombeiros foram chamados por volta das 02h e encontram o local já tomado por um incêndio de grandes proporções (vídeo no final da matéria).

A edificação possuía cerca de 750 m² e estava localizado na Avenida Coronel José Severiano, no centro da cidade.

Com auxílio da guarnição dos Bombeiros de Rio Negro (PR), deu-se início ao combate as chamas, que alastravam-se do centro para todas as direções da edificação.

Após 6 horas de trabalho, o fogo foi extinto e iniciada uma varredura para descarte de possíveis vítimas, visto que o local era frequentado por moradores de rua. Felizmente nada foi encontrado.

UMA PARTE DA HISTÓRIA DO PLANALTO NORTE

De acordo com os Bombeiros, a edificação estava abandonada e sem energia elétrica, estruturada com paredes de alvenaria e telhado em madeira com telhas de barro.

O local abrigou a Cooperativa Ferroviária Catarinense na década de 40. Sua construção iniciou em 1938 e inaugurou dois anos depois.

Inauguração da Cooperativa em 1940. Foto: Arquivo histórico/ Maria da Graça Foohs

O prédio também abrigou um dos primeiros shoppings comerciais da região, vendendo tecidos, roupas, bolsas, exclusivamente para os ferroviários e seus familiares. Em anexo, havia um espaço da saúde, que oferecia atendimento médico à toda comunidade.

Prédio levou dois anos para ser construído e atendia os ferroviários e seus familiares. Foto: Arquivo histórico/ Maria da Graça Foohs

A historiadora Grasiéle Peters conta que na década de 30, quando a Cooperativa foi criada, tinham poucos mercados na região, então a cooperativa servia para atender essa demanda, comercializando os chamados ‘secos e molhados’ para os ferroviários, que eram em grande número.

O prédio pertencia ao Governo Federal, mas conforme a prefeitura, não estava sendo usado há anos.

Os moradores de Mafra, que foi construída sobre a forte influência das ferrovias, lamenta a perda de um espaço com tanta memória.

O local foi isolado e uma perícia irá determinar as causas do incêndio.

Notícia Anterior

SEGURANÇA
Homem descumpre medida protetiva e ‘vai dormir’ na casa da ex, em Porto União

Próxima Notícia

SÃO PAULO
Criança de 3 anos é achada morta em apartamento em SP; mãe é suspeita do crime

VOCÊ VIU?