Um incêndio destruiu um prédio histórico em Mafra, na madrugada desta segunda-feira (10). Os Bombeiros foram chamados por volta das 02h e encontram o local já tomado por um incêndio de grandes proporções (vídeo no final da matéria).
A edificação possuía cerca de 750 m² e estava localizado na Avenida Coronel José Severiano, no centro da cidade.
Com auxílio da guarnição dos Bombeiros de Rio Negro (PR), deu-se início ao combate as chamas, que alastravam-se do centro para todas as direções da edificação.
Após 6 horas de trabalho, o fogo foi extinto e iniciada uma varredura para descarte de possíveis vítimas, visto que o local era frequentado por moradores de rua. Felizmente nada foi encontrado.
UMA PARTE DA HISTÓRIA DO PLANALTO NORTE
De acordo com os Bombeiros, a edificação estava abandonada e sem energia elétrica, estruturada com paredes de alvenaria e telhado em madeira com telhas de barro.
O local abrigou a Cooperativa Ferroviária Catarinense na década de 40. Sua construção iniciou em 1938 e inaugurou dois anos depois.

O prédio também abrigou um dos primeiros shoppings comerciais da região, vendendo tecidos, roupas, bolsas, exclusivamente para os ferroviários e seus familiares. Em anexo, havia um espaço da saúde, que oferecia atendimento médico à toda comunidade.

A historiadora Grasiéle Peters conta que na década de 30, quando a Cooperativa foi criada, tinham poucos mercados na região, então a cooperativa servia para atender essa demanda, comercializando os chamados ‘secos e molhados’ para os ferroviários, que eram em grande número.
O prédio pertencia ao Governo Federal, mas conforme a prefeitura, não estava sendo usado há anos.
Os moradores de Mafra, que foi construída sobre a forte influência das ferrovias, lamenta a perda de um espaço com tanta memória.
O local foi isolado e uma perícia irá determinar as causas do incêndio.















