fesmate

telemedicina

Covid-19: adolescentes precisam de autorização dos pais para serem vacinados

Avatar photo
Caso o adolescente esteja acompanhado por um adulto responsável, a autorização pode ser verbal.

A Secretaria de Saúde iniciou nesta nesta sexta-feira (10), a distribuição de 87.750 mil doses da vacina Pfizer para vacinação dos adolescentes dos grupos prioritários e para aplicação da dose de reforço nos idosos com 85 anos ou mais.

Para a vacinação deste grupo, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a do fabricante Pfizer.

  • Grupo Prioritário – adolescentes de 12 a 17 anos: gestantes, puérperas, lactantes, com deficiência permanente, portadores de comorbidades e privados de liberdade;
  • Geral – adolescentes de 12 a 17 anos: por faixa etária.

A partir do total de doses encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde, os municípios devem destinar, 10% das doses para os adolescentes do grupo prioritário e 90% das doses para os adolescentes em geral por faixa etária.

De acordo com a nota técnica emitida pela DIVE/SC, a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade está condicionada à autorização pelos pais e/ou responsáveis legais.

Caso o adolescente esteja acompanhado por um adulto responsável, a vacinação pode ser consentida por meio de uma autorização verbal deste.

Se não houver a presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer mediante apresentação de termo de
assentimento
devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais. A saúde do município fornecerá o documento a ser preenchido.

A dose de reforço deve ser administrada nos idosos acima de 85 anos que receberam a segunda dose ou dose única da vacina, ou seja, completaram o esquema vacinal, há pelo menos 6 meses, independente do imunizante aplicado.

Doses para adultos e segunda aplicação

O estado também encaminhou às centrais regionais 30.580 doses da Coronavac a 124 municípios para a aplicação da primeira dose nos adultos com 18 anos ou mais ainda não vacinados.

Para a aplicação da segunda dose, serão distribuídas 85.410 doses da Pfizer e 84.870 da Coronavac.

De acordo com a DIVE/SC, ainda serão encaminhadas para uso como segunda dose (D2) os seguintes quantitativos:

  • 85.410 doses do laboratório Pfizer para completar os esquemas iniciados a partir do dia 18/06/2021
  • 48.000 doses do laboratório Sinovac/Butantan para uso como segunda dose (D2), para completar os esquemas iniciados a partir do dia 14/08/2021
  • 36.870 doses do laboratório Sinovac/Butantan para uso como segunda dose (D2), para completar os esquemas iniciados a partir do dia 17/08/2021.

As vacinas encaminhadas para a aplicação da D2 devem ser utilizadas, exclusivamente, como segunda dose (D2). O uso indevido destas vacinas para aplicação como primeira dose (D1) pode acarretar prejuízo à população, considerando que poderá não haver doses suficientes para concluir os esquemas, nos prazos recomendados pelos fabricantes.

Notícia Anterior

Ministro do STF nega pedido de habeas corpus para Zé Trovão

Próxima Notícia

Jovem é esfaqueada pelo companheiro em Três Barras

VOCÊ VIU?