festival

Avião se parte no ar, cai e deixa pelo menos 5 mortos em Minas Gerais

Avatar photo
Três adultos e uma criança já foram retirados dos destroços. Duas pessoas ainda estão desaparecidas.

Um avião de pequeno porte, com sete pessoas a bordo, caiu na manhã deste domingo (28) no Bairro Monjolinho, zona rural de Itapeva (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas morreram e duas estão desaparecidas.

A aeronave, modelo Piper PA46, teria saiu do aeroporto Campo dos Amaraisde Campinas (SP) às 10h, com destino a Belo Horizonte (MG). O acidente ocorreu por volta de 10h36.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, antes de cair, a aeronave se desintegrou no ar. Entre os desaparecidos está uma criança. Dois homens, uma mulher e uma criança do sexo masculino já foram retirados dos destroços.

Destroços do avião ficaram espalhados pela vegetação. Uma mamadeira de criança foi encontrada junto aos destroços — Foto: Redes Sociais

O avião pertencia a uma empresa de crédito financeiro com sede em Belo Horizonte (MG). Um sócio desta empresa responsável pela aeronave, é morador de Pouso Alegre (MG).

De acordo com este empresário, as vítimas são de Belo Horizonte, mas não há informações sobre os nomes dos tripulantes.

Moradores informaram que choveu forte na manhã deste domingo em Itapeva. Testemunhas que abriram o chamado afirmaram ter visto o avião se partindo no ar enquanto sobrevoava a região, e depois suas partes caindo aos poucos no chão.

A aeronave chegou no aeroporto Campo dos Amarais na sexta-feira (26), às 12h48, e permaneceu em hangar particular. A concessionária Rede Voa, que administra o aeroporto em Campinas, informou que “os nomes dos ocupantes ainda não foram confirmados”.

A Polícia Civil está no local para os trabalhos de praxe. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado e deve conduzir os trabalhos.

Até o momento não há informações precisas sobre as circunstâncias do acidente e vítimas.

Acidente pode ter sido causado por má visibilidade

O forte temporal que atingiu Itapeva na manhã deste domingo pode ter causado o acidente com o avião de pequeno porte.

De acordo com moradores da região, a chuva foi acompanhada de ventos fortes e granizo. A visibilidade era baixa no momento do acidente. O CENIPA deve investigar as causas do acidente.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que a aeronave, de matrícula PS-MTG, foi fabricada em 1996 pela Piper Aircraft, é registrada como uma aeronave de serviço aéreo privado e não possui permissão para realizar táxi aéreo.