telemedicina

Jararaca é capturada por bombeiros dentro de residência em Três Barras

Avatar photo
A serpente peçonhenta foi solta em seu habitat natural, em uma área distante de áreas residenciais.

Na tarde de terça-feira (6), por volta das 17h40, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Três Barras foi acionada para atender uma ocorrência de captura de cobra na SC-303. Ao chegar no local, os bombeiros constataram a presença de uma Jararaca medindo cerca de um metro no interior da residência.

Utilizando técnicas de captura seguras e eficazes, os bombeiros removeram a serpente do local sem causar danos ao animal ou aos residentes.

A Jararaca foi então solta em seu habitat natural, em uma área distante de áreas residenciais, garantindo sua segurança e bem-estar.

Serpente peçonhenta (venenosa), a Jararaca pertencente gênero Bothrops, que mais causa acidente no Brasil, correspondendo a cerca de 90% dos atendimentos provenientes de serpentes peçonhentas, segundo o Instituto Butantan.

Há mais de 30 espécies do gênero Bothrops espalhadas no Brasil que podem ser chamadas genericamente de jararaca. Em cada região ou bioma, há diferentes espécies.

A mais comum é a Bothrops jararaca, que costuma ocorrer em ambientes florestais e tem ampla distribuição em Santa Catarina. 

A principal razão pela Jararaca ser a 4ª cobra mais perigosa do Brasil é pelo seu veneno. Com uma ação proteolítica, o veneno da jararaca causa necrose e inchaço em quem for picado. Ele também pode causar tontura, náusea, vômitos e em alguns casos, a morte por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana.

Orientações importantes:

  • Caso encontre uma cobra em sua residência, mantenha a calma e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
  • Evite tentar capturar a cobra por conta própria, pois isso pode colocar você em risco.
  • Mantenha o ambiente livre de entulhos e vegetação rasteira, que podem servir de abrigo para cobras.