Na manhã da última quinta-feira (20), o Botão do Pânico do aplicativo PMSC Cidadão foi fundamental para garantir a segurança de uma mulher vítima de violência doméstica em Canoinhas.
Após perceber a presença ameaçadora de seu ex-marido em sua residência, a mulher, que possui medida protetiva de urgência e está cadastrada no programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, acionou o botão no aplicativo.
Imediatamente, a guarnição da Polícia Militar mais próxima foi direcionada ao local indicado pelo georreferenciamento do aplicativo. Ao chegar na residência, os policiais conversaram com a vítima, que relatou as ameaças feitas por seu ex-marido.
O homem, que já havia conseguido autorização para trabalhar em um barracão nos fundos da casa, vinha utilizando essa situação para se aproximar da vítima e proferir ameaças contra ela e seus familiares.
Apesar da rápida ação da PM, o autor das ameaças já havia se evadido do local quando a guarnição chegou.
Botão do Pânico: Uma ferramenta essencial para a segurança da mulher
O Botão do Pânico é uma ferramenta gratuita disponível no aplicativo PMSC Cidadão para mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas de urgência e estão cadastradas no programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.
Ao ser acionado, o botão gera uma ocorrência no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que imediatamente direciona a guarnição mais próxima para atender a vítima.
O aplicativo PMSC Cidadão também oferece outros serviços à comunidade, como:
- Denúncias anônimas
- Registro de boletins de ocorrência
- Consulta de histórico de ocorrências
- Acionamento da Rede Catarina de Proteção à Mulher
- Solicitação de policiamento preventivo
A Polícia Militar reforça a importância do uso do Botão do Pânico como um mecanismo rápido e eficaz para garantir a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica. Em caso de ameaça, a vítima deve acionar o botão imediatamente e aguardar a chegada da guarnição.
Canais de Denúncia:
- Polícia Militar: 190
- Central de Atendimento à Mulher: 180
- Disque Denúncia: 181
 
			





