tres_barras

refis

Nova lei libera realização de concurso público pela internet no Brasil

Avatar photo
Estados e municípios poderão ter suas próprias normas para concursos. Normas serão obrigatórias a partir de 2028.

LEIA TAMBÉM

Foi sancionada nesta segunda-feira (9) a Lei nº 2.258/22, que visa unificar os concursos públicos federais. A proposta tramitou no Congresso Nacional por 20 anos e teve a votação concluída em agosto.

As novas regras terão um período de transição e serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro de 2028, “mas sua aplicação pode ser antecipada por meio de ato que autorizar a abertura de cada concurso público”, segundo a Presidência da República.

Provas on line

Uma das novidades é a possibilidade de realização das provas total ou parcialmente à distância pela internet ou plataformas eletrônicas controladas. Essa modalidade só será aplicada desde que haja a garantia da igualdade de acesso a todos os candidatos. O trecho ainda precisa ser regulamentado pelo Executivo.

A norma vale apenas para concursos federais, excluindo as seleções para empresas públicas para magistrados, Ministério Público e de empresas públicas ou de sociedade de economia mista que não dependam de recursos federais para despesas com pessoal e custeio.

O texto diz ainda que, se houver um concurso anterior ainda válido, com pessoas a serem nomeadas, fica liberada a abertura excepcional de um concurso desde que o número de aprovados ainda a serem nomeados não complete o quadro de pessoal.

Estados e municípios poderão ter suas próprias normas para concursos.

Notícia Anterior

LOTERIAS
Lotofácil da Independência: Santa Catarina tem 5 ganhadores do prêmio de R$ 206 milhões

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Mais da metade dos proprietários de motocicleta não tem habilitação

VOCÊ VIU?