As últimas horas antes das eleições municipais em Canoinhas estão sendo marcadas por um clima de forte tensão entre os candidatos, especialmente entre os dois primeiros colocados nas intenções de voto dos canoinhenses.
O cenário que já era competitivo tornou-se ainda mais acirrado após a intensificação dos ataques por parte da campanha de Paulo Basilio (MDB), que já lançou uma série de ações judiciais contra sua principal adversária, Juliana Maciel (PL), na tentativa de inviabilizar sua candidatura por meio de uma possível cassação. Apesar do alvoroço causado, as chances de um desfecho tão drástico, a essa altura, são mínimas.
A estratégia de Basilio parece arriscada. Esse tipo de abordagem, embora comum em campanhas políticas, pode acabar sendo um verdadeiro “tiro no pé”. O eleitorado, cada vez mais informado e exigente, tende a valorizar candidatos que apresentam soluções reais para os problemas do dia a dia, e não aqueles que se perdem em disputas de bastidores ou batalhas jurídicas.
Juliana Maciel, por sua vez, parece ter adodato uma postura mais defensiva, respondendo às acusações sem entrar em um confronto direto. Agora, o que resta é esperar. A decisão final está nas mãos dos eleitores, e é nas urnas que veremos o desfecho desse embate.
Pesquisas eleitorais
As pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Canoinhas indicam um cenário embolado na disputa pelo Executivo. Os resultados são totalmente divergentes.
Contudo, deve-se atentar para o fato de que cada instituto utiliza metodologias próprias e os índices obtidos por cada organização não são comparáveis entre si.
No cenário estimulado, por exemplo, o agente da pesquisa informa ao eleitor quais são as opções de voto; na espontânea, o entrevistado diz, por conta própria, qual é sua preferência de voto sem ter acesso a uma lista de candidatos. Assim, a pesquisa espontânea, na prática, indica qual intenção de voto está mais consolidada.
Vamos aos números
A pesquisa divulgada na sexta-feira (4), pelo instituto Vox Civitas Pesquisas, aponta Juliana Maciel Hoppe (PL) na liderança absoluta, com 50% nas intenções de votos dos eleitores. A candidata à reeleição aparece com 23 pontos percentuais a frente do segundo colocado Paulo Basilio (MDB), que soma 27%.
Na sequência estão Andrey Watzko (PT) com 4%, Cleverton Durau (PODEMOS) está com 2% e Samuel Lubke (PRTB) com 1%.
A pesquisa foi feita presencialmente e entrevistou 593 pessoas de 16 anos ou mais, em Canoinhas, entre 2 e 3 de outubro. Foi registrada na Justiça Eleitoral sob número TSE nº SC- SC-04547/2024 e realizada pela Vox Civitas Pesquisas, nome comercial utilizado pela empresa Nilson Antonio Gonçalves de Souza Ltda | Clenix Comunicação. A margem de erro é de 4% percentuais e o nível de confiança de 95%.
Na pesquisa anterior, feita pelo mesmo instituto entre 26 e 27 de setembro, Juliana Maciel aparece com 49,8% das intenções de voto, praticamente o dobro do segundo colocado, Paulo Basilio (MDB), que aparece com 23,9%.
Na sequência, os candidatos Andrey Watzko (4,2%), Cleverton Durau (2,2%) e Samuel Lubke (1,2%) completam a lista de concorrentes. Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SC-01461/2024.
Já na primeira pesquisa divulgada pela Rádio Clube de Canoinhas, a atual prefeita, Juliana Maciel (PL), tem 32,9% das intenções de voto. Na sequência, aparece Paulo Basilio (MDB) com 30,8%. Os dois estão tecnicamente empatados.
Na sequência estão Andrey Watzko (PT) 7,9%; Cleverton Durau (PODEMOS) 5,1% e Samuel Lubke (PRTB) com 2%.
A Rumo Pesquisas e Marketing Ltda, empresa de Pesquisas de Mercado e de Opinião Pública, ouviu 593 eleitores de Canoinhas entre os dias 13 e 14 de setembro. Com margem de erro de quatro (04) pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa tem 95% de confiança. O protocolo de registro na Justiça Eleitoral é SC-04532/2024.
Já neste sábado (5) a Rádio Clube de Canoinhas divulgou uma segunda pesquisa, com resultados completamente divergentes da divulgada pela Vox Civitas.
Nesta, Paulo Basilio (MDB) aparece com 38,7% das intenções de voto, e Juliana Maciel (PL), com com 36,1%.
Andrey Watzko tem 6,9%; Cleverton Durau 5,9% e Samuel Lubke 2,7%. Brancos e nulos somam 3% e indecisos são 6,7% dos eleitores.
Na resposta espontânea, Basilio tem 28,5% e Juliana 27,5%. Na sequência estão os candidatos Andrey Watzko com 3,4%, Cleverton Durau com 3,1% e Samuel Lubke com 1%. Não sabem ou não responderam som 36,5%.
O levantamento, realizado pela empresa Rumo Pesquisas e Marketing, entrevistou 593 eleitores entre os dias 2 e 3 de outubro, com margem de erro de 4% para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SC-05884/2024.
Importante lembrar que pesquisa não é previsão de resultados porque o espelho definitivo é a urna e o voto consciente é a principal ferramenta de transformação.
Independentemente de quem saia vitorioso, o que realmente importa é que o próximo governante esteja à altura dos desafios do cargo e seja capaz de conduzir o governo com competência, responsabilidade e, acima de tudo, respeito à vontade popular.