festival

Massa de ar polar pode trazer neve para serras gaúcha e catarinense, prevê Inmet

Avatar photo
A combinação entre o ar frio intenso e o avanço do sistema frontal criará um cenário propício para o fenômeno da neve nas áreas mais elevadas do Sul.

A chegada de uma frente fria entre os dias 27 (terça-feira) e 28 (quarta-feira) deve provocar uma intensa queda de temperatura na Região Sul do Brasil, com possibilidade de neve nas serras gaúcha e catarinense na próxima quinta-feira (29).

A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Defesa Civil de Santa Catarina também alertou para a mudança no tempo na terça-feira (27), sobretudo entre a tarde e a noite, onde espera-se a aproximação de uma intensa frente fria, que deve promover a ocorrência de chuva e temporais, especialmente entre o Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e o Litoral Sul catarinense.

Além disso, o avanço de ar frio de origem polar deve favorecer a intensificação dos ventos com rajadas entre 50 e 70 km/h (pontualmente mais fortes) na maioria das regiões de SC. 

De acordo com o Inmet, a combinação entre o ar frio intenso e o avanço do sistema frontal criará um cenário propício para o fenômeno da neve nas áreas mais elevadas do Sul.

Além disso, a previsão aponta para temperaturas negativas, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com mínimas que podem variar entre -3°C e -5°C.

“O choque das massas de ar quente e frio – favorecido pelo avanço do sistema frontal – poderá provocar, inicialmente, tempo severo nos estados do Sul e áreas entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além da chuva, haverá queda brusca das temperaturas sobre essas áreas”, informou o Inmet.

O frio não ficará restrito ao Sul. A frente fria também deve atingir os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, com menor intensidade, áreas das regiões Sudeste e Norte do país. Rondônia, Acre e até o sul do Amazonas podem sentir os efeitos da massa de ar polar.

O fenômeno será intensificado por um anticiclone — sistema de alta pressão atmosférica — que deve empurrar o ar frio para latitudes mais baixas.

Entre terça e quinta-feira, cresce também o risco de geadas generalizadas em áreas do Sul e em partes do Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul. A partir de quinta, São Paulo e o sul do Rio de Janeiro também podem registrar uma acentuada queda nas temperaturas.

O Inmet alerta para atenção redobrada da população em relação às mudanças bruscas no clima e possíveis impactos em áreas agrícolas e nos setores de saúde e transporte.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Colisão na BR-280 mobiliza bombeiros, mas motoristas e passageira saem ilesos

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Motorista que perdeu a vida em acidente na BR-116 em Papanduva é identificado