Os alertas emitidos pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) se confirmaram e intensos temporais atingiram, principalmente, o Oeste catarinense. Em Barra Bonita houve o registro da passagem de um tornado. A prefeitura estuda decretar situação de emergência.
Apesar da destruição provocada pelas tempestades severas até agora, não há feridos, informou a Defesa Civil. Técnicos e agentes passaram o domingo em campo avaliando os estragos e verificando a necessidade de apoio e assistência humanitária às famílias atingidas.
Após uma trégua na instabilidade durante a tarde de hoje, nas próximas horas novos temporais são esperados no Oeste e áreas de divisa com o RS. Estes temporais, novamente, devem vir acompanhados de raios, vendavais e queda de granizo, não se descartando novas tempestades severas. O risco segue alto a muito alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de árvores e alagamentos.
Instabilidades
No decorrer da noite de sábado (20), intensas instabilidades se desenvolveram no Extremo Oeste e Oeste de Santa Catarina em virtude da intensificação de uma baixa pressão no interior do continente, reforçada pelo calor na região.
As instabilidades avançaram pela fronteira com a Argentina e ganharam intensidade próximo às cidades de São Miguel do Oeste e Barra Bonita, onde houve registro de queda de granizo e danos provocados pela passagem de um tornado, caracterizando a ocorrência de uma tempestade severa.
De acordo com relatos locais e imagens de drone fornecidas pela Coordenadoria Regional de São Miguel do Oeste, é possível observar um caminho de destruição com telhados parcialmente destruídos e árvores tombadas, características condizentes com a ocorrência de tornados.
A equipe de monitoramento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina acompanhou as tempestades em tempo real e enviou alertas via cellbroadcast à população conforme o avanço da instabilidade.
Entre a noite deste domingo e a segunda-feira, 22, o tempo segue instável em todo o estado. Até o início da tarde deste domingo, os temporais mais intensos concentram-se no Grande Oeste e divisa com o Rio Grande do Sul. A partir da tarde, a instabilidade avançou para as demais regiões.
No Grande Oeste, há risco para temporais mais severos que devem se deslocar para o Vale do Itajaí e Norte catarinense entre a noite e a madrugada de segunda-feira.
Durante a madrugada, os temporais perdem força, mas a chuva persiste com intensidade moderada a forte até o final da manhã desta segunda-feira, 22.
A partir da tarde, a aproximação de uma massa de ar seco favorece a melhora gradativa do tempo, começando pelo Oeste e avançando para o Leste catarinense, baixando as temperaturas.
Fonte: Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.