Um caso inusitado chamou a atenção no município de Iraceminha, no Oeste de Santa Catarina. O produtor rural Ênio Uebel, morador da Linha Alto Biguá, encontrou no chiqueiro de sua propriedade um leitão com uma malformação rara: o animal nasceu com uma única cabeça, mas possuía dois corpos e um total de seis patas. O filhote já estava morto.
O nascimento ocorreu na última quinta-feira (6). Ênio, que cria suínos para consumo próprio em sua propriedade de 12 hectares, afirmou que, mesmo com sua experiência na atividade, nunca havia presenciado algo semelhante.
“De noite, quando a porca começou a parir, eu e minha esposa ajeitamos o chiqueiro. […] Depois de mais de uma hora nasceu mais um, que já veio morto. Quando fui ver, era um porquinho com uma cabeça e dois corpos. Nunca vi coisa igual”, relatou o produtor.
Estudo genético na Universidade
Após o achado, o filhote foi preservado no gelo e levado à Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), no campus de São Miguel do Oeste, a pedido de uma sobrinha do produtor que estuda na instituição. Professores e alunos utilizarão o animal para pesquisa, buscando estudar as possíveis causas genéticas da deformidade.
Segundo o professor Jackson Preuss, da Unoesc, a malformação pode ser decorrente de um erro no desenvolvimento embrionário, onde ocorre uma duplicação parcial nas primeiras divisões celulares do embrião.
Especialistas indicam que essa condição pode estar associada a diversos fatores, como alterações genéticas, deficiências nutricionais da mãe, exposição a toxinas ou a presença de vírus durante a gestação.





