Foto: Carlos Eduardo Vipievski |
As vereadoras Juliana Maciel (PSDB) e Tati Carvalho (MDB), juntamente com o vereador Marcos Homer (PODEMOS) apresentaram na sessão desta semana um requerimento solicitando informação sobre o plantão de emergência do setor de Controle de Zoonoses.
Direcionado ao prefeito em exercício Renato Pike, e à secretária de Saúde, Kátia Oliskowski Munhoz, o requerimento traz que: “tendo em vista as férias dos responsáveis pelo Setor de Controle de Zoonoses do Município, solicitamos informar se há algum plantão de emergência destinado a regular a aplicação da Lei no 4.125 de 20/12/2006, e em caso negativo, sugerir a implantação de um sistema de sobreaviso com número de celular disponível para atender as ocorrências”.
A vereadora Tati Carvalho comentou que durante o final de semana a Polícia Militar entrou em contato com ela solicitando apoio para o atendimento a um equino que estava com sinais de maus-tratos e com graves problemas de saúde.
“Isso não é a primeira vez que acontece. E nesse caso da égua foi uma veterinária particular fazer o atendimento, e não sei quem irá pagar a conta. Infelizmente foi optado pela eutanásia do animal. Ligamos no setor, e o Controle de Zoonoses está fechado, os funcionários estão em férias coletiva, e não tem ninguém para atender em regime de plantão”, afirmou a vereadora.
O vereador Marcos Homer, que também acompanhou a ocorrência juntamente com a Polícia Militar, comentou que ele e a vereadora Tati são voluntários da Causa Animal, mas existe no município um setor que deveria fazer o atendimento.
“O que estamos solicitando aqui, é que as pessoas que são contratadas para esse serviço que o façam”, disse Homer.
O vereador Wilmar Sudoski (PSD) ressaltou também a importância de se punir efetivamente os proprietários de animais com maus-tratos.