As chuvas persistentes e volumosas que atingiram Santa Catarina nas últimas 24h causaram estragos em várias regiões. O último boletim da Defesa Civil informava 2,5 mil pessoas afetadas em todo o Estado. A previsão é de que a chuva dure toda a semana no Estado.
Em Nova Veneza, no Sul catarinense, duas famílias estão isoladas na localidade de Sanga Curta devido ao volume do Rio Cedro, que “engoliu” uma ponte. Moradores estão ilhados no local até que a água do rio baixe totalmente. Conforme a Defesa Civil, uma avaliação técnica será feita posteriormente para verificar possíveis danos estruturais.
A região mais atingida, segundo o órgão, é a Oeste, que teve 250 milímetros de chuva contabilizados em algumas cidades desde a segunda-feira.
Funcionários de uma empresa precisaram ser resgatados por bombeiros em Tangará, após ficarem ilhados devido à cheia do Rio Bonito, que alcançou 1,80 m nos locais mais fundos.
Confira os estragos por regiões
Capital
Em Florianópolis, o volume de chuva já atingiu a média histórica para o mês de outubro. Até esta terça-feira, 82 milímetros foram registrados na Capital. Os locais mais atingidos estão no Norte e Sul da Ilha.
Serra
Em Lages, o Rio Carahá também está sendo monitorado. Na manhã desta terça-feira, ele chegou a três metros acima do nível normal.
O Rio Canoas, que passa por Otacílio Costa, registrou aumento no volume de água e as balsas da região precisaram ser interditadas.
Vale do Itajaí
No Vale do Itajaí, as barragens de Ituporanga e Taió tiveram todas as comportas fechadas ainda na tarde de segunda-feira devido ao alto volume de chuva e à elevação do nível do rio em algumas cidades da região.
A informação foi divulgada pela prefeitura de Rio do Sul. Na cidade, o nível do Rio Itajaí-Açu alcançou 5,63 metros às 19h. A cota de enchente no município é de 7 metros.
Oeste
O Rio do Peixe, que corta parte do Meio-Oeste de Santa Catarina, ficou nesta manhã em oito metros acima do nível normal. A situação interditou a SC-453, entre Luzerna e Ibicaré, e deixou Joaçaba e Herval D’Oeste em alerta.
Rodovias na região também foram interditadas:
- SC 480 – município de Ipuaçu, pista parcialmente interditada
- SC 155 – município de Bom Jesus, água do rio transbordou sobre a pista
- SC 305 – município de São Lourenço do Oeste, pista interditada
- SC-465 – município de Ibicaré, queda de barreira
- SC-355 – município de Treze Tílias, parcialmente interditada
- SC-305 – município de Campo Erê, pontos com trecho crítico
Previsão do tempo
Na quarta-feira (12), o aprofundamento da área de baixa pressão próxima ao litoral do RS dá origem a um ciclone extratropical, com uma frente fria associada. Estes sistemas seguem provocando chuvas do Meio Oeste ao litoral de SC, por vezes na forma de temporais isolados.
Entre o Litoral Norte e Baixo/Médio Vale do Itajaí, os acumulados de chuva devem ser mais significativos, configurando risco moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos.
PARANÁ
19 municípios do Paraná tiveram problemas com fortes chuvas, de acordo com a Defesa Civil. Segundo boletim, pelo menos 1.340 pessoas foram diretamente afetadas. Chuvas fortes começaram na segunda (10) e, de acordo com Simepar, devem continuar na quarta (12).
Em Pato Branco, no oeste, duas crianças estão desaparecidas após serem arrastadas por uma enxurrada.
O Governo do Estado divulgou, também, que diversos municípios estão com problemas na rede elétrica e falta d’água.