tres_barras

refis

Lei beneficia a produção de sorvetes em Santa Catarina

Avatar photo
A medida visa fortalecer o segmento econômico no estado e a sua participação no mercado nacional.

LEIA TAMBÉM

Entrou em vigor nesta semana a lei estadual que prevê a retirada do regime de substituição tributária do ICMS das operações de saída de picolés e sorvetes, bem como seus derivados e insumos, quando produzidos em Santa Catarina. A norma foi sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL).

A legislação é fruto de projeto de lei de autoria do deputado Jerry Comper (MDB), aprovada pelos deputados em dezembro de 2022. Conforme o autor, a medida visa fortalecer o segmento econômico no estado e a sua participação no mercado nacional.

“Muitos dos compradores/comerciantes varejistas entendem que esse imposto antecipado como um custo adicional da mercadoria e, a partir daí, impõe sua margem de lucros sobre uma base de cálculo maior, resultado em preços não competitivos no varejo”, argumenta Comper.

O deputado reforça que a intenção da lei é de deixar o preço do sorvete fabricado no estado de Santa Catarina mais competitivo para o consumidor final, pois retira a obrigação da indústria em pagar o tributo.

“Desta forma o nosso sorvete fica em pé de igualdade com os dos outros estados. Hoje a indústria recolhe o tributo, mas as redes atacadistas e varejistas colocam o valor adicional na mercadoria, só que não são eles que pagam o tributo.”

Com o projeto a indústria fica desobrigada a pagar o tributo no início da cadeia tributária.

Notícia Anterior

POLÍTICA
Bolsonaro diz que descaso com Yanomamis ‘é mais uma farsa da esquerda’

Próxima Notícia

ECONOMIA
Petrobras anuncia aumento do preço da gasolina para as distribuidoras