refis

tres_barras

Novo edital de leilão de arroz sai em até 10 dias, diz ministro

Avatar photo
O governo federal anulou o leilão de compra após denúncias de que as empresas vencedoras não eram do ramo e não tinham capacidade para realizar a importação.

LEIA TAMBÉM

Agência Brasil — O edital do novo leilão de arroz importado deve sair no prazo de uma semana até dez dias, disse o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na noite desta quarta-feira (12).

Ele deu a declaração após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sem fornecer mais detalhes sobre a concorrência.

Na terça-feira (11), o governo anulou a compra de 263,3 mil toneladas de arroz importado após avaliar que a maioria das empresas vencedoras não tinha capacidade financeira de honrar os contratos.

No anúncio do cancelamento, o governo informou que o novo edital terá a participação da Controladoria-Geral da União (CGU), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Receita Federal para que as empresas participantes sejam analisadas antes do leilão.

O leilão cancelado também foi marcado por um conflito de interesses. O secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, pediu demissão após suspeitas após informações de que o diretor de Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago dos Santos, responsável pelo leilão, tinha sido indicado diretamente pelo ex-secretário.

Além disso, a FOCO Corretora de Grãos, principal corretora do leilão, é do empresário Robson Almeida de França, ex-assessor parlamentar de Geller na Câmara e sócio de Marcello Geller, filho do secretário, em outras empresas.

Preço do arroz

O objetivo da importação do arroz. segundo o governo, é garantir o abastecimento e estabilizar os preços do produto no mercado interno, que tiveram uma alta média de 14%, chegando em alguns lugares a 100%, após as inundações no Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano. O estado é responsável por cerca de 70% do arroz consumido no país.

Notícia Anterior

POLÍCIA
Mulher é mantida em cárcere em SC por homem que conheceu em rede social

Próxima Notícia

POLÍTICA
Câmara aprova urgência para projeto que equipara aborto a homicídio

VOCÊ VIU?