Na manhã deste domingo (15), a Polícia Militar de Santa Catarina atendeu a uma ocorrência de ocupação irregular em um terreno privado localizado às margens da SC-401, em Florianópolis.
No local as guarnições identificaram a presença de aproximadamente 150 pessoas que haviam montado estruturas provisórias na área. “A ação policial foi conduzida de forma coordenada e resultou na retirada pacífica dos ocupantes, que deixaram o terreno após serem devidamente orientados pelos policiais”, informou o 21º BPM.
Durante a operação, foram detidos apenas os dois líderes do movimento, acusados de esbulho possessório e crime ambiental. O esbulho possessório caracteriza-se pela invasão de propriedade com o intuito de impedir o uso por seu legítimo proprietário.
Além disso, a operação resultou na apreensão de 16 veículos pertencentes aos invasores. Os veículos foram encontrados estacionados ilegalmente em uma associação localizada do outro lado da SC-401, onde também ocorreu uma invasão não autorizada.
A ação foi concluída de forma tranquila, sem resistência por parte dos envolvidos. O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, esteve presente no atendimento da ocorrência e destacou que a corporação reforça a importância do respeito às normas e à propriedade privada, mantendo-se atuante na prevenção e resolução de situações que comprometam a segurança e a ordem pública.