telemedicina

fesmate

Menina sobrevive a acidente após transfusão de sangue em helicóptero do SAMU, no Paraná

Avatar photo
O quadro da criança exigia uma cirurgia de urgência, mas antes, ela precisava ser estabilizada com uma transfusão. A alternativa foi fazer o procedimento na aeronave.

A criança Maria Laura Ferraz, de cinco anos de idade, sobreviveu a um grave acidente após receber uma transfusão pediátrica de sangue dentro de uma aeronave Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maringá, no norte do estado.

De acordo com o médico Maurício Lemos, que comandou a operação, a criança foi a primeira a passar pelo procedimento no estado durante um transporte aéreo.

Maria Laura recebeu a transfusão logo após ser vítima de um acidente de trânsito com a mãe, em 12 de dezembro. A batida aconteceu aconteceu na BR-153, quando elas voltavam de uma consulta médica. O acidente, que envolveu dois carros, matou dois homens.

De acordo com o médico, no caso da criança, ela teve lesões graves no intestino, fígado e baço, além de ter perdido muito sangue.

Ainda conforme Lemos, o quadro da menina exigia uma cirurgia de urgência, mas antes, ela precisava ser estabilizada com uma transfusão. Como não havia tempo hábil, a alternativa foi fazer o procedimento na aeronave, enquanto a criança era transportada.

“A transfusão de sangue foi fundamental para mantê-la em condições para chegar ao hospital e fazer a cirurgia. Nós precisamos ser muito ágeis e a decisão tomada em conjunto com a equipe, pois se isso não fosse feito, a Maria não chegaria viva”, relatou o médico.

A alternativa encontrada funcionou. Ontem (26), a pequena recebeu alta após ficar 14 dias internada – 12 deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Maringá.

O médico explica que a o serviço aeromédico é preparado com alta tecnologia para atender diferentes tipos de casos. O helicóptero utilizado nos resgates, assim como o do caso da Maria, é equipado com aparelhos de ultrassom, exames e bolsa de sangue.

A mãe de Maria Laura ficou internada por sete dias e também sobreviveu.

Notícia Anterior

SEGURANÇA
Idosa tem bolsa furtada em Três Barras e suspeito é identificado por foto

Próxima Notícia

POLÍTICA
Prefeita, vice e vereadores de Canoinhas tomam posse no dia 1º de janeiro