Um pintor de 41 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar na manhã desta quarta-feira (5), após ficar preso e suspenso em uma cadeirinha de segurança em um prédio na Rua Augusto Klimmek, no Centro de São Bento do Sul.
O chamado para o resgate de trabalhador em altura chegou ao Centro de Operações por volta das 09h18. Por uma coincidência, uma equipe de 16 bombeiros do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM) já estava na região realizando um treinamento de salvamento em altura e tomou ciência imediata da ocorrência.

Resgate técnico e cuidados
Ao chegarem ao local, os bombeiros confirmaram a situação: a vítima estava suspensa mas presa ao seu trava-quedas, um dispositivo de segurança.
Após o dimensionamento da cena e planejamento do resgate, um resgatista acessou a vítima usando um sistema de cordas e a conectou a um triângulo de resgate para garantir a segurança. Simultaneamente, uma segunda equipe montou um sistema duplo tensionado.
O segundo resgatista, então, acessou a vítima, fez a desconexão do seu sistema e a conduziu em segurança até o solo, utilizando técnicas de salvamento em altura.
Após o resgate, foi realizado o Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A vítima foi mantida em posição semi fletida para prevenir problemas circulatórios decorrentes de uma possível síndrome de suspensão inerte.
O pintor apresentava sinais vitais estáveis, mas relatava dormência nos membros. A guarnição o transportou até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Bento do Sul para avaliação e cuidados médicos.





























