Uma complexa operação de salvamento mobilizou as guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Papanduva e Monte Castelo na manhã desta quinta-feira (13) para resgatar uma mulher que havia caído em um poço. O incidente ocorreu por volta das 09h25 na Estrada Geral Coqueiros, na localidade de Coqueiros, em Papanduva.
Ao chegarem ao local as equipes confirmaram a natureza da ocorrência: uma mulher de 49 anos estava no interior de um poço de aproximadamente 12 metros de profundidade e 1,2 metro de diâmetro.
Duas pessoas no poço
A situação era de alto risco. A vítima, embora consciente e orientada, estava apoiada em uma escada no fundo da cisterna e apresentava suspeitas de múltiplas lesões.
Além da mulher, um homem adulto, consciente e sem lesões aparentes, também estava no interior do poço. Ele havia descido na tentativa de prestar ajuda à vítima antes da chegada das guarnições.
Operação de alto risco
Após o dimensionamento da cena, o bombeiro resgatista primeiramente estabeleceu comunicação com a vítima para acalmá-la. Concomitantemente, foi montado um sistema de resgate técnico com o uso de um tripé e um sistema de redução de força 5×1 para garantir a segurança da operação.
Ambos foram resgatados em segurança. A mulher, no entanto, apresentava suspeita de lesão no acrômio esquerdo, na medula (região sacrococcígea), pelve, e suspeita de fratura no membro superior direito (rádio).
Devido às lesões e à baixa concentração de oxigênio, típica de ambientes confinados como o poço, a paciente recebeu atendimento pré-hospitalar imediato. Foram realizados a restrição de movimento de coluna em maca a vácuo, a colocação de colar cervical, imobilização pélvica e fornecimento de oxigenoterapia.
Após a estabilização, a mulher foi deslocada ao Hospital São Sebastião, na cidade de Papanduva, para avaliação e tratamento médico especializado.





