Um requerimento formulado pela vereadora Telma Bley, solicita informações a respeito da aplicabilidade da Lei Complementar Municipal nº 24/2008, a qual “Dispõe sobre o Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros no Município de Canoinhas”.
Telma afirma que muitas pessoas tem a procurado relatando a precariedade do transporte público do município de Canoinhas, inclusive com fotos.
Citou como exemplo, o trajeto para o bairro Piedade, nos horários de pico, principalmente horários de início e término das aulas.
Alunos chegam a ficar no ponto de ônibus por falta de lugar no veículo, trabalhadores que retornam para suas casas às 17 horas relataram que o ônibus vai muito cheio, muitas pessoas em pé, muitos transtornos que chegam a dar até discussões entre os passageiros.
Relataram também que aos domingos não há transporte público e que não conseguem vim para o centro da cidade. Pagar serviço de táxi não é viável financeiramente, pelo valor ser bem maior.
Outra questão relatada pelos usuários do transporte público é a condição de falta de manutenção dos ônibus. Portanto, a pedido da população usuária do sistema de transporte coletivo, solicitamos as seguintes informações, inclusive lembrando que algumas estão explicitas na citada Lei:
a) Fixam itinerários e pontos de parada?
b) Fixam horários, frequência, frota e terminais de cada linha?
c) Organizam, programam e fiscalizam o sistema?
d) Implantam e extinguem linhas e extensões?
e) Tomam as medidas necessárias para a contratação de concessionárias na forma da Lei?
g) Controlam registros do número de passageiros do sistema?
h) Exercem o controle sobre os serviços especiais?
A comunidade dos bairros Piedade e Loteamento Residencial I e II solicitam transporte coletivo para os domingos e o acréscimo de mais um ônibus para os horários de pico durante a semana.