O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu uma multa na capital fluminense por não usar máscara de proteção contra a Covid-19.
O caso que levou à penalidade aconteceu no dia 8 de maio, quando o político do Democratas participou de uma roda de samba em um bar no Centro do Rio, sendo flagrado cantando sem usar o item de proteção e causando aglomeração no local.
Por decreto nio Rio, rodas de samba e boates seguem proibidas, assim como pistas de dança. O uso de máscara é obrigatório para todos.
Após vídeos circularem na internet, moradores do Rio criticaram a postura do prefeito nas redes sociais, que, por sua vez, pediu desculpas e assumiu o erro.
“Me desculpo com a população por esse gesto. O coronavírus é uma doença grave (estou vendo isso muito de perto) e estamos longe do fim da pandemia“, disse na ocasião.
A multa foi aplicada pela Secretaria de Ordem Pública e pela Vigilância Sanitária em 10 de maio, e se refere, exclusivamente, a falta do uso de máscara. Segundo nota, o prefeito já quitou a dívida com valor de R$ 562,42.
Nota do prefeito na íntegra
“Errei e me desculpo. Recebi um convite há cerca de um mês do chefe Pedro Artagão para gravar um programa que ele está fazendo sobre a gastronomia de diferentes bairros do Rio. Pedro me convidou para um giro pelo centro do Rio, local incrível e que buscamos recuperar.
Com as várias medidas restritivas impostas resolvemos gravar o programa qdo elas já tivessem sido mais flexibilizadas, o que aconteceu na última sexta-feira. Andando pela rua do senado passamos por um bar tradicional da região e que respeitava todas normas estabelecidas pela prefeitura.
Inclusive, com música ao vivo dentro das regras. Errei ao resolver me juntar aos músicos e cantar algumas músicas. Obviamente, ver o prefeito da cidade cantando em um bar, é um fato que por si só gera alguma aglomeração que é tudo que não se deve fazer nesse momento. Além disso retirei minha máscara por algum tempo enquanto cantava. Me desculpo com a população por esse gesto. O coronavírus é uma doença grave(estou vendo isso muito de perto) e estamos longe do fim da pandemia.
Respeitar as restrições colocadas pela prefeitura é essencial para continuarmos avançando no combate a doença. É possível e devemos frequentar nossos bares e restaurantes mas sempre com os limites colocados.
Me desculpo por minha atitude e deixo bem claro aqui que não me inibirei em continuar estabelecendo as medidas necessárias para enfrentar essa doença. Os negacionistas de plantão que não se animem com meu erro”.