O clima esquentou na Câmara de Vereadores de Guaramirim, no norte catarinense, após a sessão de ontem (7). Um funcionário público foi tirar satisfações com o vereador Nilson Bylaardt e a confusão só não acabou em vias de fato porque funcionários da casa interviram e separaram os dois (assista no vídeo abaixo).
A cena foi filmada por pessoas que acompanhavam a sessão e o vídeo viralizou nas redes sociais. O áudio não é claro, mas no início ouve-se o servidor gritando “dê nome aos bois, dê nome aos bois”.
A Câmara emitiu uma nota de repúdio (leia abaixo)nesta quarta-feira (8), porém não informou o motivo de o funcionário público ficar tão exaltado a ponto de tentar agredir o vereador Nilson Bylaardt.
Contudo, durante a sessão, Bylaardt disse que a prefeitura virou um “cabidaço de emprego, de gente incompetente que não consegue fazer nada […] tão sendo pagos pra que? Inúteis. Vão trabalhar po***”. Talvez esse tenha sido o motivo da exasperação do servidor.
Confira a nota emitida pela Câmara:
NOTA DE REPÚDIO
“A Câmara Municipal de Guaramirim, por meio de seu Presidente, vem a público manifestar profundo repúdio à situação presenciada no final da sessão ordinária realizada no dia 07 de dezembro de 2021.
Conforme se extrai do vídeo amplamente divulgado hoje nas mídias sociais, um dos cidadãos presentes à sessão legislativa invadiu o recinto do plenário reservado aos vereadores e agrediu fisicamente o Vereador Nilson Bylaardt (MDB), o qual estava no exercício de seu mandato eletivo.
Esta Casa de Leis esclarece, ainda, que está apurando todos os fatos ocorridos na ocasião e aproveita também para reiterar sua postura totalmente contrária a qualquer espécie de ato violento, principalmente quando no pleno exercício da democracia.
Fica assim registrada a posição do Poder Legislativo Municipal no resguardo dos seus direitos institucionais, bem como o sentimento de apoio ao Vereador Nilson neste momento.
Guaramirim/SC, 08 de dezembro de 2021.



