Três javalis foram abatidos e enterrados após denúncia de que em uma fazenda na área rural de Lebon Régis, no Meio-Oeste catarinense, os animais estariam sendo criados em um chiqueiro, vivendo com outros porcos comuns.
A Polícia Militar Ambiental de Caçador juntamente com a CIDASC, deslocou-se nesta semana até a Comunidade Cachoeirinha, para verificar a denúncia. Um médico veterinário vistoriou o terreno e constatou as irregularidades, segundo informações da Polícia Ambiental.
O proprietário da fazenda não possuía autorização para a criação, desta forma, por ser considerado uma espécie invasora, os animais foram abatidos e enterrados na propriedade.

“Javalis e suas cruzas (javaporco) são proibidos pela legislação. Além de multa, é crime e os animais devem ser eliminados por questões sanitárias. Orientamos à população rural que não pratique está atividade sem orientação do órgão ambiental competente, bem como a CIDASC. Além de doenças, a espécie exótica podem destruir a fauna e a flora”, ressalta a PMA.



