Domingo (05) com tempo estável e presença de sol e variação de nuvens na maioria das regiões do estado. Apenas entre o Planalto Sul e Litoral Sul, nas áreas próximas da divisa com o RS, há condições para chuva isolada com algumas trovoadas.
O risco é baixo para ocorrências relacionadas às condições de tempo previstas, porém segue moderado para deslizamentos devido à chuva ocorrida nos dias anteriores.
À tarde faz calor, com temperaturas máximas entre 24 a 28°C no Planalto Sul e oscilando próximas a 30°C nas demais regiões.
Na segunda-feira (06), tempo firme com predomínio de sol em todas as regiões, por influência do ar quente que chega do centro do país. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.
As temperaturas mínimas variam entre 12 e 15°C nos planaltos e Meio-Oeste e entre 16 e 21°C nas demais regiões. À tarde as máximas oscilam em torno dos 30°C na maioria das regiões e entre 24 e 28°C no Planalto Sul.
O ar quente e seco, do centro do país, continua a manter o tempo firme e com predomínio de sol em SC, ao longo da terça-feira (07). Novamente, o Litoral e áreas próximas apresentam mais nuvens e nevoeiros no amanhecer e posteriormente no período noturno, mas sem indicativos para chuva.
As temperaturas sobem, com relação aos dias anteriores e as mínimas, na madrugada, variam de 14 a 16°C nos planaltos e Meio-Oeste e de 16 a 21°C no restante do estado. À tarde as máximas chegam aos 32°C no Grande Oeste e Litoral e variam de 26 a 29°C nas demais regiões.
A quarta-feira (08) começa com tempo estável e com presença de sol em SC. A partir do final do dia, o tempo muda com o avanço de uma frente fria pelo RS, que provoca aumento de nuvens e condições para chuva e temporais, começando pelas áreas de divisa com o estado vizinho e se estendendo para as demais regiões.
Tendência de 8 a 19 de maio
Período com mais nuvens e chuva mais frequente em Santa Catarina, devido a passagem de frentes frias e cavados (áreas de baixa pressão). A temperatura segue bem elevada para a época do ano e não há indicativo de frio intenso.
*Fonte: Defesa Civil de SC e Epagri/Ciram