refis

Microexplosão atinge município de SC em noite de temporal intenso

Avatar photo
Defesa Civil confirmou o fenômeno, que provocou ventos acima de 100 km/h.

LEIA TAMBÉM

Uma microexplosão atingiu o município de Descanso, no Extremo Oeste de Santa Catarina, na noite de domingo (22), causando danos significativos em casas, galpões, cercas, granjas e na rede elétrica.

 Sequência das imagens do radar meteorológico de Chapecó mostra o momento mais intenso da tempestade na noite de domingo – Defesa Civil/Divulgação

Pela manhã, os moradores puderam constatar os rastros de destruição deixados pelo ventos fortes. “Centenas de árvores foram quebradas ao meio como se fossem palitos”, disse um morador.

A Defesa Civil estadual confirmou o fenômeno em nota divulgada nesta segunda-feira (23), explicando que temporais intensos foram provocados pelo avanço de uma frente fria no Sul do Brasil.

As tempestades se organizaram de forma alinhada no Extremo Oeste e no Oeste catarinense por volta das 21h30 de domingo, resultando em fortes rajadas de vento em diversas cidades, incluindo Descanso.

A análise dos estragos permitiu classificar o evento como uma microexplosão, caracterizada por uma intensa corrente de ar descendente que atinge o solo de forma localizada, gerando ventos que podem facilmente superar os 100 km/h, informou a Defesa Civil.

na madrugada desta segunda-feira, nove cidades do Oeste de Santa Catarina tiveram prejuízos por conta de fortes temporais. Em Abelardo Luz, o telhado do Fórum foi totalmente destruído e os equipamentos eletrônicos, incluindo os computadores, foram danificados pela chuva. A comarca apura a profundidade dos danos e decidiu pela suspensão das audiências hoje e amanhã.

O evento climático deixou 11 pessoas desalojadas e atingiu 92 construções, entre residências e prédios públicos. O município decretou situação de emergência. Não há registro de vítimas.

Fórum da comarca de Abelardo Luz foi seriamente afetado pelo temporal – Foto: TJSC

A Defesa Civil explicou que as instabilidades climáticas avançaram sobre a região do Planalto Sul por volta da meia-noite, formando uma linha de instabilidade que também provocou destelhamentos e queda de árvores.

Este tipo de fenômeno é conhecido por produzir intensas rajadas de vento, confirmando a força dos temporais que atingiram o estado. O sistema também provocou danos em municípios como Xaxim, Xanxerê e São Lourenço do Oeste, com registros de destelhamentos, queda de árvores, galhos e postes. 

Semana começa com frio intenso e termina com chuva

Santa Catarina está em alerta laranja para frio intenso nesta segunda-feira. Após a passagem da frente fria entre a tarde e a noite de hoje, uma massa de ar frio e seco se instalará no estado, derrubando as temperaturas.

A previsão indica o primeiro frio rigoroso do inverno, com temperaturas muito baixas nas próximas noites e madrugadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na terça-feira (24), as mínimas podem ficar abaixo de 0°C no Grande Oeste, Planaltos, Grande Florianópolis Serrana e em alguns pontos do Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. Nas regiões próximas à costa e Médio Vale, as temperaturas devem ficar em torno ou abaixo de 5°C.

O frio intenso persistirá até a manhã de quarta-feira (25). Durante o dia, o sol deve predominar, com temperaturas variando entre 14°C e 17°C. Há condições favoráveis para a formação de geada ampla e intensa em grande parte do estado, com possibilidade de geada negra entre os Planaltos e o Oeste catarinense.

A partir de quinta-feira (26), as instabilidades se intensificam, com previsão de pancadas de chuva em todas as regiões do estado. Há condições para a ocorrência de granizo fino, especialmente entre o Oeste e os Planaltos.

A sexta-feira (27) deve apresentar uma breve melhora no tempo em grande parte de Santa Catarina, mas o final de semana tem previsão de chuva novamente.

Notícia Anterior

ESPORTE
31 cidades participaram da etapa regional dos Joguinhos, em Canoinhas

Próxima Notícia

INTERNACIONAL
Irã lança mísseis contra base militar dos EUA e diz que ataque foi destrutivo