O terreno foi cedido à Universidade do Contestado (UnC), quando ainda era denominada Funploc. Foto: Google Maps – 2011 |
Por sete votos favoráveis e duas abstenções (Paulinho Basílio e Norma Pereira), foi aprovado em 1ª votação na noite da última terça feira (23), o Projeto de Lei número 40/2019, que Autoriza a reversão ao Município de Canoinhas da concessão de uso do imóvel (antigo Colégio Comercial) matriculado sob o número 7.084.
O projeto em questão, autoriza a retomada do terreno de 3.200 metros quadrados, não do prédio, que foi construído na década de 1950 em uma união de esforços de lideranças do Município para abrigar o Colégio Comercial, que fechou nos anos 1990.
O patrimônio foi cedido à Universidade do Contestado (UnC), quando ainda era Funploc, que locou o imóvel durante anos para a Escola Tempo Feliz.
Wilmar Sudoski disse que, entre as votações, o projeto pode ser melhor discutido. \”—Queremos discutir com a direção da UNC, ouvir quais projetos que eles têm para aquela área. Hoje o prédio está ali sofrendo a ação do tempo, mas estamos aqui para ouvir a direção e a reitoria, nós desejamos o crescimento da universidade, mas agora está meio parado aquele espaço, enfim quais as intenções deles, e para a prefeitura será de grande valia esse espaço”.
Paulinho Basílio pediu por uma reunião com a direção da UnC para verificar se há algum plano por parte da instituição para a utilização do prédio.
Telma Bley, também defendeu a reversão lembrando que há a necessidade do município construir uma creche no centro, além de outros equipamentos.
Por sugestão do vereador Paulo Glinski e do presidente da Câmara, Célio Galeski, será encaminhado um convite à direção da UNC, para fazer uso da Tribuna no póximo dia 6 de maio e apresentar justificativas para que permaneçam de posse do imóvel.
Glinski argumentou que o imóvel poderá abrigar uma creche na área central, por exemplo e lembrou que a UnC já usou o prédio como garantia em três operações de crédito.
* Por Câmara Municipal de Canoinhas