Discurso ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. Foto: Reprodução |
Em cerimônia sobre medidas para a aviação civil, no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (7), Jair Bolsonaro afirmou que \”acabou\” com a operação Lava Jato porque, no governo atual, \”não há corrupção a ser investigada\”.
\”Eu desconheço um lobby para criar dificuldade para vender facilidade. Não existe. É um orgulho, é uma satisfação que eu tenho, dizer a essa imprensa maravilhosa que eu não quero acabar com a Lava Jato. Eu acabei com a Lava Jato, porque não tem mais corrupção no governo. Eu sei que isso não é virtude, é obrigação”, afirmou Bolsonaro.
\”E nós fazemos um governo de peito aberto\”, acrescentou em seguida. O presidente também defendeu as próprias indicações para cargos públicos.
\”Quando eu indico qualquer pessoa pra qualquer local, eu sei que é uma boa pessoa, tendo em vista a quantidade de críticas que ela recebe em grande parte da mídia\”, declarou.
Bolsonaro e a Lava Jato
Em novembro daquele ano, Bolsonaro escreveu que \”os que hoje se colocam contra ou relativizam a Lava Jato, estão também contra o Brasil e os brasileiros. Todo apoio à operação que está tirando o país das mãos dos que estavam destruindo-o\”!
Em abril deste ano, no entanto, Moro rompeu com o governo e pediu demissão do cargo. Ao anunciar a saída, disse que Bolsonaro tinha tentado interferir politicamente na autonomia da Polícia Federal, corporação responsável por operações como a Lava Jato.
Em uma rede social, no fim da noite desta quarta, Moro publicou uma mensagem sobre o que chamou de \”tentativas de acabar com a Lava Jato\”. A mensagem não faz referência direta à fala de Bolsonaro.