Sobrenatural: moradora de Irineópolis resgata histórias que “os antigos” contavam

Avatar photo
A proposta é recriar o cenário ancestral desta manifestação cultural, que se repete e passa de geração em geração.

As histórias, ou causos, de fantasmas e assombrações rondam desde sempre o imaginário popular. Conhecidas como ‘histórias de visage“, eram mais comuns antigamente, quando as pessoas cultivavam o hábito de conversar. É da memória oral que elas vêm, carregando o relato dos costumes de antigamente.

Quem não lembra das vivências e histórias contadas pelos avós? E que tal relembrar, em plena quaresma e em noite de lua cheia?

Esta é a proposta de um evento cultural que irá acontecer no município de Irineópolis no próximo fim de semana.

O projeto, premiado pela Lei Aldir Blanc de apoio a Cultura em Santa Catarina, consiste em 4 sessões de Contações de História de “Visage” no Planalto Norte de Santa Catarina.

Quem encaminhou a proposta foi a senhora Vitalina Alves Nicoluzi, e sua neta Giliane Brun, é a produtora
do projeto. Ambas residem na área rural de Irineópolis.

A intenção é resgatar histórias de visagens que são conhecidas das pessoas da região, e quem sabe trocar experiências sobre o mesmo fenômeno.

Para enaltecer as expressões da cultura popular cabocla, as contações de histórias acontecerão em locais muito especiais no interior do município.

Totalizando quatro eventos em datas distintas, as histórias de visage serão contadas no período da quaresma, onde, segundo “os antigos”, é o momento mais propício para o aparecimento dos fenômenos sobrenaturais.

A primeira sessão acontecerá no sábado de lua cheia, dia 19 de março às 19 horas, na propriedade de Daniel e Floriano Figura, na comunidade do Rio Preto e é aberto ao público.

As outras três sessões também acontecerão na quaresma, e terão datas e locais confirmados nas próximas semanas.

O projeto de Contação de Histórias de “Visage” no Planalto Norte Catarinense se justifica por tratar-se de uma manifestação cultural muito rica da tradição oral e que ano a ano perde força, diante da aceleração tecnológica.

A proposta é estimular a compreensão sobre a riqueza dos nossos próprios valores culturais regionais e valorizar os saberes oriundos da tradição oral.

👻 E então, vamos falar de fantasmas e assombrações?

Maiores informações sobre o evento poderão ser obtidas pelo telefone (48) 9 91050520 com Giliane.

VOCÊ VIU?