festival

Passagem de ciclone causa estragos em cidades catarinenses

Avatar photo
A força do ventania derrubou árvores, estruturas, telhados e postes de fiação elétrica. Rajadas ultrapassaram 100 km/h.

A chuva registrada entre a noite de terça-feira (9) e manhã desta quarta-feira (10) provocou prejuízos em diversas cidades de Santa Catarina. As rajadas de vento ultrapassaram 100 km/h, segundo a Defesa Civil.

O vento tão forte que chega a bater as portas internas da casa mesmo com tudo fechado. Não vi nada igual“, postou uma moradora de Penha, na manhã desta quarta.

Em Balneário Piçarras, no Litoral Norte, um motorista ficou preso às ferragens e sofreu traumatismo craniano depois que o carro foi atingido por uma coluna de concreto. O estado de saúde da vítima é grave.

Além disso, um outdoor de um mercado caiu durante a ventania na cidade de Balneário Piçarras. De acordo com a prefeitura, que confirmou a veracidade das imagens divulgadas nas redes sociais, a queda da estrutura ocorreu na Avenida Governador Celso Ramos, no bairro Balneário Perequê. 

Parte de uma casa em construção desabou em Timbó. Em Criciúma, 30 moradores precisaram deixar as casas durante a madrugada.

Caminhão ficou suspenso após ponte ceder em Gravatal.
Caminhão ficou suspenso após ponte ceder. Foto: Redes sociais/ Reprodução

Uma ponte caiu enquanto um caminhão carregado com garrafas de água atravessava a estrutura em Gravatal, no Sul catarinense. Segundo a Defesa Civil, o motorista não se feriu e conseguiu sair do veículo sozinho.

Em Joinville, parte do teto de gesso e do reboco do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) cedeu durante a chuva na noite de terça.

Em Itajaí, a prefeitura atendeu ocorrências de alagamentos de ruas e duas quedas de árvores. Já em Balneário Camboriú, houve registro de quedas de árvores em alguns bairros da cidade, aumento do volume de águas no Rio das Ostras, alagamentos pontuais e queda de telhado.

O primeiro clube flutuante de Santa Catarina, que fica em Balneário Camboriú, ficou à deriva e afundou. Não havia ninguém no local no momento. Segundo a administração do empreendimento, a estrutura ficou à deriva por conta do ciclone extratropical que passa pelo estado. A plataforma tem cerca de 950 metros quadrados.

Cerca de 170 mil unidades consumidoras em Santa Catarina estavam sem fornecimento de energia nesta quarta.

Segundo a Defesa Civil, o ciclone já se afasta da costa catarinense e achuva deve cessar até a noite desta quarta. A entrada de uma intensa massa de ar frio deve intensificar a sensação de frio em todo o Estado.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (11/08)

A quinta-feira será marcada pela atuação de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão), que deixará o tempo estável, com sol a variação de nuvens em grande parte de SC.

No litoral e áreas próximas com maior presença das nuvens e chance de chuva de forma isolada, de fraca intensidade. Por conta da chuva já ocorrida nos últimos dias, o risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas a deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundações. 

Amanhecer com chance de geada e temperaturas mínimas de 0°C a 5°C em pontos isolados dos Planaltos, Meio Oeste. Nestas áreas, a sensação de frio deve ser maior, o que indica um risco moderado para ocorrências relacionadas ao frio intenso. Há chance de congelamento de pistas na Serra.

sexta-feira (12) será marcada pela atuação de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão), que favorece condições de tempo estáveis em boa parte de SC.

Em localidades da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, as nuvens devem ser mais presentes e não se descarta a chance de chuva fraca, bem isolada. Por conta das chuvas dos dias anteriores, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos deslizamentos.

Notícia Anterior

POLÍTICA
Projeto prevê descontos e benefícios para bom pagador

Próxima Notícia

SEGURANÇA
Polícia Federal identifica plano para resgate de criminosos em presídios